O romance Adoecer, de Hélia Correia, publicado em 2010, vai ser levado a cena pelo teatro O Bando, em coprodução com o Centro Cultural de Belém (CCB). A peça conta com música ao vivo e representação misturada com dança contemporânea.

Com encenação de Miguel Jesus, esta peça conta com os atores Miguel Moreira, Catarina Câmara e Sara de Castro, em permanência, e ainda com oito convidados.

A escolha deste romance nasce da paixão de Miguel Jesus, o encenador, pelos textos da vencedora do Prémio Camões em 2015, Hélia Correia.

Miguel Jesus, que considera o romance repleto de vários rumos possíveis de seguir, tentou encontrar um caminho, assumindo as diferentes partes linguísticas da dramaturgia: a Catarina dança e o Miguel está mais direcionado para a performance. Assim, o encenador conseguiu juntar duas linguagem, a representação e a dança.

A questão da doença que é crescente ao longo do romance, é tratada no decorrer da peça como uma greve da saúde, uma insubordinação contra uma sociedade demasiado organizada, um sintoma de liberdade. A doença vai-se tornando mais expressiva na dança da atriz Catarina e os restantes atores vão-se tornando mais estáticos.

Com mãos de manequim, de plástico, uma forma de mostrar “que os convidados se vão transformando em bonecos”, num cenário escuro, com figurinos a preto e branco, algumas personagens vão surgindo. É uma sociedade em que os personagens se vão esquecendo da sua individualidade, usando sempre as mesmas marcas, comendo nos mesmos sítios, bebendo as mesmas cervejas… vão todos ficando “embonecados”, vão todos adoecendo.

romance

Foto: divulgação

Com cenografia de Rui Francisco, música de Jorge Salgueiro, figurinos de Clara Bento e Sara Rodrigues e produção de Raquel Belchior, Adoecer é num crescendo de desordem que termina numa cena caótica, interpretada pela atriz Catarina Câmara, num grande solo de dança contemporânea.

A peça é acompanhada por música ao vivo, interpretada por três músicos, que tocam violoncelo, violeta e violino.

Onde e quando podes ver

A estreia foi já na passada sexta feira, dia 15, mas podes ainda assistir às duas sessões que vão ter lugar no CCB. Dia 17 de setembro, será pelas 17h00 e dia 18 pelas 21h00, ambas as sessões na sala de ensaios. Daqui, Adoecer parte rumo a Palmela, entre 5 e 15 de outubro.

O preço dos bilhetes é de 10€ e a peça é para maiores de 14 anos. Mais informações aqui.

LÊ TAMBÉM: A REVOLUÇÃO RUSSA JÁ COMEÇOU… NO CCB