Este domingo (17) estreia a nova produção da rede norte-americana PBS, The Vietnam War: um retrato imersivo da guerra do Vietname com a assinatura de Ken Burns e Lynn Novick, que promete narrar o conflito como nunca foi narrado antes.The Vietnam War

A série televisiva, de caráter histórico/épico, não se trata de simples entretenimento, tendo uma sólida base verídica. A produção conta com o depoimento de aproximadamente 80 testemunhas reais, desde aqueles que apoiaram o avanço da guerra do Vietname (tendo inclusivamente combatido nela) aos que se lhe opunham. Além disso, podemos também ver a história contada nas palavras de combatentes e civis de ambas as partes envolvidas no conflito.

The Vietnam War pretende, desta forma, levar os espectadores a olhar a guerra numa perspetiva mais completa, colocando sobre a mesa visões absolutamente antagónicas acerca de um conflito responsável por um número considerável de mortes – de entre as quais se contam as mortes de civis, não somente de militares. A ideia é acompanhar passo a passo a evolução e as várias fases da guerra, transportar-nos para o centro do conflito e potenciar uma reflexão em torno de uma guerra que – entre tantas outras coisas – foi, indubitavelmente, alvo de muita controvérsia nos Estados Unidos.

A guerra do Vietname, através da música

A guerra do Vietname foi, a par de tantas outras guerras, cenário de grande violência onde se perderam incontáveis vidas num verdadeiro epicentro do caos e da destruição. Entre feridos, mortos e mutilados, foram arrasadas casas e campos agrícolas numa larga extensão, no seio de um conflito que reduziu quase tudo a cinzas.The Vietnam War

Foi no contexto de um cenário tão negro que, na década de 70, começaram os protestos um pouco por todos os EUA. A oposição à guerra inflamava-se à medida que se iam perdendo mais e mais vidas, as pessoas saíam à rua para manifestarem publicamente o seu descontentamento e para pedirem a retirada das tropas norte-americanas do conflito.

Jovens, grupos pacifistas e a população em geral queriam cada vez mais fazer ouvir a sua voz. Foi no contexto das manifestações antiguerra que começou, aos poucos e poucos, a florescer a chamada música de intervenção. E foi no contexto social da década de 70 que começaram a brotar algumas das maiores joias da música que ainda hoje designamos, com toda a validez, como “intemporais”.

The Vietnam War; música; Bob Dylan; Joan Baez

Bob Dylan e Joan Baez

Foi no sentido de incluir no projeto alguma da melhor música feita durante este período que, a 15 de setembro, para acompanhar a narrativa de The Vietnam War, foram lançadas duas bandas sonoras para a série – que contêm até alguns originais.

A primeira, The Vietnam War – Original Score by Trent Reznor & Atticus Ross contém 90 minutos de músicas originais. Todas as faixas foram escritas e gravadas por Trent Reznor (dos Nine Inch Nails) e Atticus Ross, dois compositores já premiados nos Óscares.

A segunda, The Vietnam War – The Soundtrack, abrange algumas das canções mais marcantes da época. Poderemos ouvir nesta banda sonora ícones da música como: The Beatles, Crosby, Stills, Nash & Young, Rolling Stones, Bob Dylan, Jimi Hendrix, Buffalo Springfield, Simon & Garfunkel, Janis Joplin, Phil Ochs, TheTemptations, Barry McGuire, The Byrds, Otis Redding, The Animals, Santana, Marvin Gaye, Nina Simone, Booker T and the M.Gs, Pete Seeger, entre outros.

A época da Guerra do Vietname produziu da melhor e mais importante música alguma vez gravada. Estamos gratos pelo facto de tantos artistas dessa época fazerem parte da série e da banda sonora”, afirmaram Ken Burns e Lynn Novick. Somos igualmente sortudos por ter a honra tremenda de poder trabalhar com Trent e Atticus”, acrescentaram.

The Vietnam War estará disponível em Blu-ray e DVD a partir de 19 de setembro. Os suportes incluem 45 minutos de extras com dois segmentos especiais sobre a vida atual de dois participantes do programa, bem como cenas que não foram incluídas na série.