The Night Manager

‘Night Manager’ completa missão de sucesso na RTP2

A série The Night Manager, protagonizada por Tom Hiddleston e Hugh Laurie, terminou esta quinta-feira (14) na RTP2. Despede-se com uma média de espectadores sempre acima dos 100 mil. Um sucesso para os padrões do canal público.

O thriller britânico, baseado num romance de John le Carré, trouxe-nos o eterno Dr. House no papel de Richard ‘Dicky’ Roper, um dos traficantes de armas mais perigosos e maquiavélicos do mundo. Num jogo de sombras e espionagem, do outro lado, para o deter, esteve Tom Hiddleston. Jonathan Pine, Thomas Quincy ou Andrew Birch.

Em média, 120 mil espectadores acompanharam cada episódio da série, que registou um share médio de 2,8% na soma das oito emissões. Todas as transmissões contribuíram para aumentar os números da RTP2: A audiência média de Night Manager foi sempre três ou quatro vezes superior à audiência do canal.

A evolução é ainda mais notória quando os números são postos em comparação com os da antecessora, a terceira temporada da francesa Agência Clandestina. O melhor episódio da série anterior registou 106,5 mil espectadores. Menos do que o pior episódio da produção britânica, que teve 108,2 mil a assistir.

1993, a substituta, estreou esta sexta-feira com 0,8% de audiência média e 1,8% de share, cerca de 75,9 mil espectadores. A RTP2 baixou para uma média diária de 1,4% de share.

Irrelevante entre os mais jovens, preferida no Alentejo

No último episódio, a maior afinidade gerou-se com os espectadores do Alentejo – que foi sempre a região onde a série alcançou melhor resultados. No desfecho registaram-se 3,6% de audiência média e 8,8% de share, se contarmos apenas com o público residente na região.

No entanto, quando avaliado o peso absoluto, foi o Norte que dominou. Dos 121,5 mil que assistiram ao desfecho da história, 38,6% estavam acima do Douro – cerca de 46,9 mil.

Na segmentação por idade, a representação dos mais jovens é bastante reduzida. De acordo com os dados da GfK/CAEM, apenas 9% dos espectadores tinha menos de 34 anos. Valor que desce para 1,2% quando contabilizada a audiência entre os jovens com menos de 24. Os adultos com 45 a 54 anos representaram 30% do público a assistir ao último episódio.

No que diz respeito às classes sociais, uma divisão equilibrada entre a Média Alta (B), com um peso superior à média – 30,5% dos espectadores – e a Média Baixa (D) – que está em maior número na audiência total e representou 32,7% do público da série.

The Night Manager teve ainda uma adesão superior por parte dos espectadores sem acesso a televisão paga, que representaram 63,3% do público a assistir ao último episódio.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Amor Amor continua a liderar as noites da televisão portuguesa.
Audiências. Ao sábado, ‘Amor Amor’ regressa à liderança