Mesmo em (aparente) intervalo, os Radiohead teimam em não parar quietos. Depois do lançamento do vídeo de Lift, no início da semana, segue-se o anúncio de uma colaboração inesperada. A banda britânica vai juntar-se ao compositor Hans Zimmer para revisitar o tema Bloom, do álbum King of Limbs, para a série de História Natural da BBC OneBlue Planet II.

A nova edição tem o nome de (ocean) Bloom e é inspirada pelos sons do mar. Vai ter direito a nova gravação de voz por parte de Thom Yorke e participação da BBC Concert Orchestra. A música fará parte não da série em si, mas de uma prequela da série, que terá a duração de cinco minutos.

A orquestração está a cargo do compositor Hans Zimmer, responsável pela banda sonora da série.

A escolha da canção parece não ter sido feita por acaso, devido às origens da música inicial. “Bloom foi inspirada pela série original Blue Planet”, afirmou Yorke. “Por isso é ótimo chegar a um full circle com a canção e reimaginá-la para a sequel deste marco incrível.”

Lê também: Porque é que não trazem o Hans Zimmer a Portugal?

Blue Planet II é narrado por Sir David Attenborough e vai ser lançado ainda este ano. A série é uma continuação de The Blue Planet, de 2001.

Como a nova versão ainda não está disponível, fica aqui um vídeo da versão original de Bloom:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=D2084nQbmvk]

Os Radiohead não têm previsto nenhum álbum ou concertos para o futuro mais próximo. Segundo o guitarrista, Ed O’Brian, a banda vai dedicar 2018 a projetos pessoais. A tour mais recente foi finalizada no polémico concerto em Israel, a 19 de julho. Thom Yorke e Jonny Greenwood ainda tocaram algumas canções da banda num set acústico, em agosto, na Itália.

Já a música de Hans Zimmer voltará a encher os ecrãs de cinema já em outubro, no filme Blade Runner 2049. A banda sonora é uma parceria entre ZimmerJóhann JóhannssonBenjamin Wallfisch.