Após uma breve crise, na qual o Episódio IX de Star Wars perdeu o seu realizador, a Lucasfilm anunciou oficialmente que J. J. Abrams voltará a tomar o leme da saga. Tendo iniciado esta nova trilogia em 2015, com O Despertar da Força, Abrams vai realizar e escrever o argumento daquele que será o nono filme de Star Wars.

LÊ MAIS: Episódio IX de Star Wars perde realizador

Originalmente, a Lucasfilm, sob a supervisão de Kathleen Kennedy, tinha o objetivo de ter um realizador diferente para cada um dos seus novos filmes da saga. No entanto, a saída de Phil Lord e Chris Miller do spin-off centrado em Han Solo levou a que Ron Howard (Apollo 13) tivesse de assumir o controlo do projeto. Assim, não houve grande surpresa quando também Colin Trevorrow anunciou que já não iria realizar Star Wars: Episódio IX. Especulava-se que Rian Johnson, realizador do Episódio VIII, iria regressar para concluir a história, mas J.J Abrams acabou por ser o escolhido.

Mais detalhes estão ainda por revelar, mas o argumento deste filme também será escrito por Chris Terrio (Argo). Ainda não há uma data prevista para Portugal, mas espera-se que estreie nos Estados Unidos no dia 20 de dezembro de 2019.