A época de apresentação das coleções de moda está oficialmente aberta. Começou a semana da moda de Nova Iorque, que põe na passerelle as propostas de designers como Tom Ford, Calvin Klein e Carolina Herrera. Quatro portugueses juntam-se a estes nomes sonantes da indústria.

Katty Xiomara, Miguel Vieira, Luís Buchinho, Carla Pontes e as marcas Pé de Chumbo, Babash e Marita Moreno vão estar na semana da moda de Nova Iorque, com o apoio do Portugal Fashion. Este é o segundo ano consecutivo em que designers portugueses mostram as suas coleções na cidade, ainda que seja no “calendário off” do evento, isto é, fora da programação principal da New York Fashion Week. O ano passado foi o primeiro após um interregno de 15 anos na participação do evento.

Pier 59 Studios é, mais uma vez, o espaço onde Katty Xiomara e Miguel Vieira vão apresentar as suas propostas para a primavera/verão 2018. Os dois designers mostram as coleções nos dias 11 e 12 de setembro, respetivamente. Já Luís Buchinho e Carla Pontes, assim como as marcas Pé de Chumbo e Babash, vão ter as suas criações expostas em mostras estáticas. A marca portuense de sapatos e acessórios Marita Moreno apresenta a sua coleção outono/inverno na sexta feira.

Adelino Costa Matos explicou à Lusa que a New York Fashion Week “vem reafirmar a presença do Portugal Fashion no mercado norte-americano”. O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) considera ainda que participação do Portugal Fashion no evento “representa uma vitória para o projeto e uma oportunidade para levar a etiqueta ‘made in’ Portugal a uma das mais mediáticas e fervilhantes capitais mundiais da moda”.

A New York Fasion Week termina na próxima quarta-feira e segue para Londres a 15 de setembro, com destaque para os desfiles de Ralph & Russo, JW Anderson, Burberry, Emporio Armani e Tommy Hilfiger.