O universo Star Wars voltou a perder um dos seus realizadores, ao ser anunciado que Colin Trevorrow (Mundo Jurássico) irá abandonar o Episódio IX da saga. Este será o culminar da mais recente trilogia iniciada em 2015 por O Despertar da Força e o realizador já estava a desenvolver o filme há cerca de dois anos.

Segundo a Lucasfilm, Trevorrow foi um bom colaborador durante todo o decorrer do projeto, mas tinha uma visão que divergia demasiado daquilo que o estúdio pretendia. O comunicado tem ainda a particularidade de ser feito após a receção extremamente negativa de O Livro de Henry, o mais recente filme realizado pelo cineasta de 40 anos.

Lê Mais: Disney lança experiência de realidade virtual de Star Wars

Esta é já a terceira vez que o estúdio se afasta de um realizador desde que foi adquirida pela Walt Disney. Em 2013 foi Josh Trank (Crónica e Quarteto Fantástico) que abandonou um dos spin-offs planeados, separação que também ocorreu após o seu filme mais recente ter sido mal recebido pela crítica. Mais recentemente, a dupla de Phil Lord e Chris Miller (Agentes Universitários e O Filme Lego) foi substituída por Ron Howard (Apollo 13 e O Código Da Vinci) no spin-off centrado em Han Solo.

O objetivo original da Lucasfilm era o de contratar um realizador diferente para cada um dos Episódios da nova trilogia. Mas, segundo o Deadline, Rian Johnson, responsável por Episódio VIII – O Último Jedi, poderá agora regressar à cadeira de realizador para o Episódio IX.

O estúdio ainda não anunciou oficialmente um substituto para o projeto, mas o Episódio IX da saga Star Wars tem uma data de estreia prevista nos Estados Unidos para 24 de maio de 2019.