A série Lendas do Futuro, da DC e transmitida nos Estados Unidos pelo canal The CW, estreou durante o verão nas madrugadas da RTP1. Daniel Deusdado explica ao Espalha-Factos porquê.

De acordo com o diretor de programas da estação pública, há várias séries detidas pela estação pública “que fazem parte de contratos que foram feitos há muitos anos e com os quais tínhamos obrigatoriedade de contratação durante anos e nem sequer tínhamos a hipótese de dizer que não“. Entre estas produções está também Lendas do Futuro.

O principal responsável pela gestão de programação da RTP1 explica que, tendo em conta estes constrangimentos, tenta manter “os produtos já comprados o melhor possível” e que, quando estes acabam a vigência dos contratos, é que abre a possibilidade para mudanças de estratégia.

Relativamente ao caso específico da série de super-heróis, refere que há produtos que a direção de programas sente que “estão ali um bocadinho deslocados“, referindo que se encaixam na estratégia, “mas não estão no seu coração“.

O facto de ter estreado no verão àquela hora é porque nós sentimos que no verão há um público que ainda pode andar por ali, mas o facto de ter dado àquela hora não significa que não possa dar no seu horário, ao domingo à tarde, em repetição, porque os públicos desses horários são radicalmente diferentes“, refere, abrindo a porta à transmissão da série no horário atualmente ocupado por The Flash.

Uma visita ao futuro

Lendas do Futuro passa-se no ano de 2166, quando o imortal vilão Vandal Savage está prestes a conquistar sua vitória final e trazer o caos total e a destruição à humanidade.

Tendo visto o futuro e pretendendo desesperadamente evitar que aconteça, o Mestre do Tempo Rip Hunter reúne um grupo de heróis e vilões que consigam enfrentar essa gigantesca ameaça, salvar o planeta e a linha do tempo.

Hawkgirl, uma mulher com asas e um problema com o passado, White Canary, uma assassina em reconciliação, Captain Cold & Heatwave, um par de criminosos, The Atom, um bilionário com mais tecnologias do que ideias do que fazer com elas, Firestorm, meio herói, meio inflamável são os escolhidos. Será a equipa capaz de derrotar este inimigo mortal?

Embora a série esteja em transmissão em horários que oscilam entre a uma e as cinco da manhã, conquista uma média de 30 mil espectadores.