#GenderBender é o nome da nova exposição da Ó! Galeria que quer desconstruir os estereótipos associados aos géneros feminino e masculino. Patente até dia 5 em Lisboa e até dia 14 no Porto, conta com ilustrações de 28 artistas.

Todos os anos a Ó! Galeria apresenta uma mostra coletiva de verão. “O tema deste ano é Gender Bender, uma homenagem a toda a diversidade e singularidade que tanto valorizamos em todas as pessoas bonitas, o que faz do nosso mundo um lugar colorido”, explica Ema Ribeiro, curadora da galeria. “Além de achar oportuno, há mercado. É uma temática que ainda não está explorada o suficiente na ilustração”, considera.

Ilustração: Bárbara Fonseca

Celebrar a diferença

A ilustradora Joana Rosa Bragança, que apresenta quatro desenhos na exposição, afirmou à Sábado que os seus trabalhos “são essencialmente uma celebração da beleza que existe na diferença, são sobre a liberdade de se poder ser quem se é, sem ter de obedecer a moldes e a regras que nos impeçam de ser felizes e de viver em harmonia com o mundo – e connosco mesmos”.

“Quis que as minhas personagens transparecessem essa liberdade, e por isso criei uma série em que estão felizes e vestem orgulhosa e naturalmente aquilo que lhes apetece. Uma delas, por exemplo, segura numa mão o livro Orlando, de Virginia Woolf, uma obra que desconstrói as fronteiras de género de uma maneira notável e que tive em mente enquanto criava estes retratos”, acrescenta Joana Rosa Bragança.

Ilustração: Joana Rosa Bragança

A exposição conta ainda com trabalhos de Maria Herreros, Tamara Alves, Bárbara Fonseca, Catarina Gomes, Giovanna Dowe, Joana Estrela, Susa Monteiro, David Penela, Mariana a Miserável, Leonor Zamith, Tina Siuda, Júlio Dolbeth, Mariana Malhão, Luís Cepa, Bárbara Rocha, Sílvia Rodrigues, Hélia Aluai, Maja Babic Kosir, Emmanuel Werner, Elisa Talentino, Alexandre da Silva, Ivo Hoogveld, José Roda, Rui Vitorino dos Santos, Ana Melo aka Amalteia, Inês Costa e Rafaela Rodrigues.

LÊ A ENTREVISTA DA MARIANA, A MISERÁVEL AO ESPALHA-FACTOS.

@rafaelateixeirarodrigues #genderbender playful work #illustration #ogaleriaporto #ogalerialisboa

A post shared by Ó! Galeria (@ogaleria) on