A Old Sessions House, em Clerkenwell, vai receber uma exposição de fotografia organizada pela Burberry. Intitulada de Here We Are, a mostra vai reunir o trabalho de mais de 30 fotógrafos que exploram o caráter e estilo de vida britânico que tanto inspirou a marca nos seus 160 anos de existência.

Foi na passada terça-feira (29) através da plataforma instagram que a Burberry, casa britânica especializada em roupa, acessórios e cosméticos de luxo, anunciou a abertura de uma exposição fotográfica com o objetivo de celebrar a coleção de setembro da marca. Com inicio marcado para 18 de setembro e estendendo-se até ao primeiro dia do mês de outubro, Here We Are vai contar com a presença de trabalhos de alguns dos mais reconhecidos fotógrafos sociais e de documentário do século XX.

Lê também: MUSEU DE ARTE MODERNA RECEBE DESFILE DE CAROLINA HERRERA

Dafydd Jones, Martin Parr, Ken RussellAndy Sewell são alguns dos grandes nomes da fotografia que podem ser encontrados entre as mais de 200 obras fotográficas expostas. É também merecedora de destaque a participação de Alasdair McLellan através de uma apresentação de mais de 70 fotografias, sendo o maior número de obras do artista expostas até à data.

Esta apresentação inclui, além de fotografias apresentadas ao público pela primeira vez, quatro conjuntos de trabalhos realizados em Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e Pais de Gales. Esta participação especial surge como forma de comemorar a mais recente colaboração criativa do fotógrafo com a Burberry, que incluirá a captura de imagens para vários portefólios da marca.

Here We Are é da curadoria do presidente e diretor criativo da BurberryChristopher Bailey, e da escritora, curadora e diretora da Claire de Rouen, Lucy Kumara Moore. Para a co-organização a exposição conta com o trabalho do próprio Alasdair McLellan.

De tribunal a galeria de Arte

Não só de novidades no mundo da fotografia se faz este evento. A exposição será exibida num local que por si só é uma estreia no mundo das exposições de arte. Vai ser o novo espaço da Burberry Old Sessions House, em Clerkenwell, que vai receber a exposição naquela que será a primeira abertura ao público desde a sua restauração.

Originalmente conhecido como Middlesex Sessions House, o edifício já foi considerado um dos maiores e mais reconhecidos tribunais ingleses. Construído em 1779 pelo arquiteto Thomas Rogers, foi usado mais tarde para escalas de fabrico e como alojamento maçónico antes dos fundadores da Sätila Studios , Oliver e Ted Grebelius, o adquirirem em 2014.

Exterior do Middlesex Sessions House
Fonte: thespaces.com

Espalhada por três pisos deste antigo tribunal britânico, a exposição Here We Are estará dividida em temas que refletem diferentes aspetos do estilo de vida inglês. Além da amostra de conjuntos importantes do trabalho individual dos fotógrafos, vai ser também possível ver variadas apresentações discretas e monográficas, bem como exibições temáticas.

Burberry: o desfile de Setembro de 2017

Há cerca de um ano atrás a Burberry transformou o mundo da moda e rompeu com a tradição. Em setembro de 2016, a marca apresentou um desfile que, além de estar construído com as bases do modelo See now – Buy now, abalou o mundo da moda por juntar na mesma passerelle as coleções masculina e feminina. Agora, e com o mês de setembro já no inicio, começam a ser desvendadas as surpresas preparadas por Christopher Bailey para a nova temporada.

Apesar de a coleção em si continuar envolta em mistério esta exposição acaba por dar-nos algumas dicas sobre o que esperar da nova linha da marca britânica, tal como aconteceu na estação passada, em que a coleção surgiu de inspiração da produção escultural do artista Henry Moore. Assim, mais que um conjunto de fotografias com uma importância histórica e social inegáveis, esta exposição acaba por ser um pequeno vislumbre do que se pode esperar do trabalho de Bailey e da sua equipa.

Lê também: JÁ PODES CRIAR AS TUAS PRÓPRIAS BOTAS STUART WEITZMAN

Com inspiração no espírito britânico intrínseco em cada uma das obras fotográficas apresentadas, a coleção de setembro 2017 da Burberry será também ela apresentada na Old Sessions House, no próximo dia 16 de setembro pelas 19 horas. Uma vez que também estas peças fazem parte do programa See now – Buy now, toda a coleção vai estar disponível para compra imediata a nível global logo após o desfile.