Começou dia 2 de setembro, no Brasil, a 4.ª edição do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa. Portugal e Moçambique fazem parte dos destinos do evento.

Este ano, a abertura deste encontro vai realizar-se no Museu da República, no Rio de Janeiro. Aí, vão ser recebidas autoridades e poetas de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

A reunião de poetas lusófonos desembarcará, em seguida, em Lisboa, no dia 16 de setembro. A paragem seguinte é em Maputo, no dia 23 do mesmo mês.

A abertura do evento contou já com o lançamento da antologia comemorativa Todos os Tons da Poesia, que apresenta 299 poemas de 133 poetas dos países lusófonos. A antologia homenageia o moçambicano Rui de Noronha, o português Bocage e a brasileira Conceição Evaristo. Apresenta ainda formas variadas de poetizar através da língua portuguesa, além de traduzir a sensibilidade humana de diferentes povos.

Este projeto integra o maior número de poetas lusófonos, unindo poetas das mais variadas idades e níveis de vivência poética, de renome e premiados, ao lado de estreantes.

Além do lançamento do livro, decorrem já no Brasil conferências com poetas de várias nacionalidades, assim como apresentações musicais típicas de cada país lusófono.

Em Portugal

Do Rio de Janeiro, o evento vai seguir para o Palácio da Independência, em Lisboa. Vai poder contar-se com a presença de autoridades e também com apresentações de poetas.

Aqui decorrerá ainda uma palestra com o escritor Luís Filipe Correia Mendes, sobre a importância da integração dos poetas lusófonos para a língua portuguesa.

O encerramento deste quarto encontro de poetas vai ter lugar no dia 23 de setembro, na Universidade Politécnica (CREISPU), em Maputo.

Aí, vão ser divulgadas informações sobre a 5.ª edição do evento. Em 2018, o evento vai decorrer no Brasil, em Portugal e em Angola.

Programa da passagem por Lisboa

Esta 4.ª edição do evento vai passar pela capital do nosso país, com a seguinte ordem de acontecimentos:

Dia 15 de setembro

19h00 às 21h00 – Jantar no Centro Cultura Casa de Angola

Dia 16 de setembro

Salão Nobre Palácio da Independência – Lisboa

14h30 – Composição da mesa e abertura

15h00 – Palestra: A importância da Integração dos Poetas para a Língua Portuguesa

15h30 – Apresentação dos poetas e lançamento da antologia comemorativa

17h30 – Apresentação musical dos tons e ritmos dos países presentes

18h30 – Encerramento e prova de vinhos portugueses

20h00 – Jantar

LÊ TAMBÉM: CASA FERNANDO PESSOA RECEBE EXPOSIÇÃO COM OBRAS DE 18 ARTISTAS