O livro Biografia de um poema, do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, em torno do poema No meio do caminho, é o ponto de partida para uma peça que o Teatro do Bairro levará a cena este mês, em Lisboa.

A peça Biografia de um poema, com adaptação de António Pires e Hugo Mestre Amaro, estreia dia 13 de setembro no Teatro do Bairro. Esta vai contar com interpretação da atriz portuguesa Rita Loureiro e dos atores brasileiros Cassiano Carneiro e Chico Diaz.

biografia

Foto: divulgação

O espetáculo faz referência a vários autores da poesia moderna brasileira, mas inspira-se sobretudo no livro homónimo que dá título à peça. Biografia de um poema foi publicado pelo autor em 1967, reunindo todos os comentários e críticas, bons e maus, a um poema que escreveu 40 anos antes, intitulado Uma Pedra no Meio do Caminho.

A edição de Biografia de um poema, de 1967, incluía um texto de apresentação do crítico português Arnaldo Saraiva. Recentemente, a obra teve uma nova edição ampliada, de 1987, uma vez que Carlos Drummond de Andrade continuou a reunir críticas até morrer.

A peça recusa a narrativa, desafiando a compreensão e as evidências e procurando sempre o riso. Lúdico e divertido, Biografia de um poema é um espetáculo sobre o teatro e a vida real.

Há teatro no bairro

Fundado em 2011 e situado na Rua Luz Soriano, n.º 63, no Bairro Alto, o Teatro do Bairro ocupa o espaço onde durante décadas funcionou a rotativa do Diário Popular, mesmo ao lado da Escola de Música do Conservatório Nacional.

Pouco depois da inauguração, o Teatro do Bairro criou uma companhia teatral, dirigida por António Pires. Até agora, foram encenados e estreados espetáculos com base em textos de Luísa Costa Gomes, Adília Lopes, Ana Hatherly e William Shakespeare, entre outros autores.

Mais informações aqui.

Quando podes ver

O espetáculo Biografia de um poema estará em cena de 13 de setembro a 8 de outubro, no Teatro do Bairro. As sessões serão às 21h30, de quarta a sábado, e às 17h00 ao domingo.

LÊ TAMBÉM: FESTIVAL DE FLAMENCO REGRESSA A LAGOS EM SETEMBRO