O regresso às aulas está próximo e por isso decidimos trazer-te algumas sugestões de aplicações para o teu telemóvel. Incluímos, na nossa seleção, várias apps que te vão ajudar a organizar o estudo e outras que poderão facilitar-te a vida académica.

Apps para tirar notas

ColorNote

ColorNote é uma aplicação simples para fazer anotações. Segundo o criador, permite ao utilizador uma experiência rápida e simples ao editar notas, lembretes, emails, listas, etc. Algumas das suas principais funcionalidades são: organização das notas por core; transformação das notas em widgets coloridas que podes adicionar ao ecrã inicial (stickynotes); criação de listas de tarefas; organização das tarefas num calendário; proteger as notas com uma senha; fazer backups para o cartão de memória ou online; lembretes; entre outras muitas possibilidades.

Se precisas de apontar pequenas ideias e tarefas a fazer, de forma simples e rápida, esta é a app certa para ti.

apps regresso às aulas

Imagem Google Play

(Link para a Google Play aqui)

Google Keep

O Google Keep permite-te guardar todas as tuas ideias. Podes gravar notas de voz e transcrevê-las automaticamente; tirar fotos de posters ou documentos e inseri-las nas notas; partilhar as tuas notas com amigos e familiares; e adicionar cores e marcadores às notas que tiraste.

Todo o conteúdo que adicionares é sincronizado em todos os dispositivos que possuis, para que possas aceder a ele em qualquer lugar ou momento.

apps regresso às aulas

Imagem Google Play

(Link para a Google Play aqui)

Evernote

O Evernote é mais uma aplicação que podes escolher para manter o teu estudo e rotina organizados. Distingue-se do ColorNote por não possuir as “stickynotes” coloridas e do Google Keep por ser mais completo.

O Evernote permite-te: escrever e colecionar ideias sob a forma de notas, cadernos, listas de verificação e listas de tarefas pesquisáveis; criar notas em diversos formatos (texto, rascunhos, fotos, áudio, vídeo, PDFs, entre outros); usar a captura da câmara para digitalizar papel (documentos impressos, cartões de visita, anotações e rascunhos); anexar documentos do Microsoft Office, PDFs e fotos; criar agendas; capturar e realçar artigos da web para pesquisa académica; entre outras possibilidades.

Além destas ferramentas, podes também sincronizar todos os ficheiros Evernote automaticamente em qualquer computador, telefone ou tablet, à semelhança do Google Keep. Podes também adicionar um bloqueio por senha na aplicação para teres mais privacidade, compartilhar todas as tuas ideias e adicionar um widget na tela inicial do teu dispositivo móvel.

apps regresso às aulas

Imagem Google Play

(Link para a Google Play aqui)

Diigo

Diigo é mais uma alternativa para as tuas notas. Para além de poderes adicionar texto, fotografias e marcadores na tua biblioteca, esta app distingue-se das restantes por te permitir sublinhar, anotar e colocar sticknotes na vista web.

Podes sincronizar todos os teus dados com o site da aplicação e guardar páginas web, num dispositivo, para “ler mais tarde” e continuar a leitura noutro equipamento.

apps regresso às aulas

Imagem Google Play

(Link para a Google Play aqui)

Lê também: O melhor material escolar para o Regresso às Aulas

Apps que te ajudam a gerir o estudo

Agenda Escolar

A Agenda Escolar é uma app que promete facilitar toda a tua vida académica, frequentes o ensino básico, secundário ou superior. É simples, rápida e intuitiva.

A aplicação possui uma agenda para trabalhos de casa, exames e lembretes. Podes gravar nela o teu horário e consultar o calendário, tudo isto com temas coloridos. Podes agendar notificações para tarefas, testes e lembretes, e gerir as tuas notas resultados e disciplinas. Acrescenta-se ainda que te permite gravar as tuas palestras e ter um back-up no Google Drive.

apps regresso às aulas

Imagem Google Play

(Link para a Google Play aqui)

Brain Focus Productivity Timer 

Para aqueles com mais dificuldades na gestão do tempo de estudo e outras tarefas, o Brain Focus Productivity Timer é a aplicação ideal. A versão gratuita permite-te pausar e continuar as sessões; desativar o Wi-Fi e o som durante a sessão de trabalho; adicionar, se necessário, tempo a uma sessão; avançar uma interrupção ou o final de uma sessão. Também te notifica antes do final da sessão de trabalho, para que possas gerir melhor o teu tempo. E podes escolher entre seis temas de cores.

É uma aplicação simples que poderá fazer toda a diferença na tua rotina de estudo e de tarefas extra-escola/faculdade.

apps regresso às aulas

Imagem Google Play

(Link para a Google Play aqui)

Outras apps para o regresso às aulas

MyScript Calculator

Esta aplicação é destinada aos estudantes de matemática. MyScript Calculator permite-te executar operações matemáticas usando a tua caligrafia. Como? Basta que escrevas a expressão matemática no ecrã do teu dispositivo móvel, a app faz a conversão do que inseriste e apresenta-te automaticamente o resultado. Deixamos-te aqui a lista das operações que te permite executar:

  • Básicas: +, -, x, ÷, + / -, 1 / x;
  • Diversas: !%, √, x, | X |;
  • Exponenciais: ℯ x, xy, x2;
  • Parênteses: ();
  • Trigonometria: cos, sin, tan;
  • Trigonometria inversa: acos, asin, atan;
  • Logaritmos: LN, LOG;
  • Constantes: π, ℯ, Phi.
apps regresso às aulas

Imagem Google Play

(Link para a Google Play aqui)

WorldPackers – Viaje o mundo | Intercâmbio 

A WorldPackers é a aplicação ideal para quem está a pensar fazer Erasmus da forma mais económica possível. Isto é, poupando na habitação. Para isso, possibilita-te que troques as tuas habilidades por hospedagem em todo o mundo. Cozinhar, receção, redes sociais e fotografia são algumas das 23 competências aceites para troca.

Esta app facilita também a comunicação entre o viajante e o anfitrião, dá a possibilidade de receber dicas e recomendações, bem como um seguro de viagem Worldpackers. Além da sua utilidade para quem está a pensar fazer Erasmus, é também bastante útil para quem pretende oportunidades de voluntariado, férias ou até aprender outras línguas.

Segundo os criadores da aplicação, são mais de 500.000 pessoas envolvidas neste projeto.

apps regresso às aulas

Imagem Google Play

(Link para a Google Play aqui)