O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.

Como dominar a arte de comer sushi

Cada vez mais pessoas experimentam sushi para se apaixonarem quase de imediato. Seja pelo exótico menu ou pela diversidade desta cozinha. Porém, nem sempre a repetição leva à perfeição, pelo que podes comer muito sushi e ainda assim seres um autêntico desastre.

Ao longo deste artigo vamos mostrar-te algumas técnicas e truques para comer sushi, saber estar num restaurante japonês e ser um Ás na hora de dar ao dente.

Domina os pauzinhos

Quando te sentas à mesa deparas-te com uma enorme diferença em relação à cozinha a que estás habituado? No Japão, o uso dos pauzinhos na hora do sushi é indiscutível. Claro que podes utilizar talheres normais se assim pedires, mas não seria melhor mostrares que dominas a arte de comer com pauzinhos? Não te preocupes, se não conseguires a 100% dar-te-ão um elástico que será uma valiosa ajuda.

Pergunta ao chef pelo omakase

Esta de certeza que não sabias. Se quiseres tirar o máximo proveito da tua experiência com sushi pede desde logo o omakase. Terás então à tua disposição uma lista do peixe fresco do dia dividido por preço, para que possas fazer a melhor escolha.

Não peças o que não consegues comer

Damos-te este conselho por duas razões. Primeiro porque a cultura asiática não suporta o desperdício e podem mesmo fazer-te pagar por aquilo que não comes. Segundo, porque certas peças de sushi devem ser comidas enquanto quentes. Se pedires tudo de uma vez, essas peças vão esfriar e não te vão saber tão bem. Acredita.

Uma dentada chega

Este é daqueles conselhos para não ficares mal num primeiro encontro, por exemplo. Cada peça de sushi é perfeitamente bem devorada numa só dentada. Não vale a pena dares meia trinca porque depois metade cai no prato e cai-te da boca… Bom, uma situação a evitar, sem dúvida!

Vinho branco é o melhor amigo do sushi

Claro que te vai apetecer um refrigerante ou uma garrafinha de água durante a refeição. Maior erro que podes fazer! Não te esqueças que estás a comer peixe, e o peixe vai sempre bem com vinho branco. A leveza do vinho complementa a diversidade de sabores que vais encontrar e vai-te fazer sentir muito melhor quando pousares os pauzinhos.

Acho que podemos concordar que estás mais do que preparado/a para visitares o restaurante de sushi mais próximo de ti. Leva a tua família, amigos ou a outra metade da tua laranja, vais arrasar de certeza. Depois destas dicas, não digas que não somos teus amigos.

PS.: Se precisas de alguma razão extra para comer sushi, dá uma olhadela neste artigo sobre como o sushi previne o aparecimento de rugas. De nada.