O mapa de Portugal será, nos próximos meses, alvo de renovação gráfica. A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) é responsável pelo novo mapa que identifica geograficamente os locais onde nasceram os principais autores portugueses já falecidos.

O novo mapa de Portugal vai assinalar os locais de nascimento de escritores, compositores e artistas visuais de referência, “vincando-se assim a importância que a criação cultural tem na nossa identidade coletiva”, afirma a SPA num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Ao recordar o nascimento de António Ramos Rosa em Faro, de Florbela Espanca em Vila Viçosa, de David Mourão-Ferreira em Lisboa ou de Herberto Helder no Funchal, o Mapa dos Autores Portugueses visa demonstrar ao público, sobretudo estudantes, a componente cultural e afetiva da geografia.

De acordo com a SPA, cada um dos municípios e freguesias vai receber “um diploma e uma placa assinalando a ligação entre a terra e o criador ou criadores que nela nasceram”.

Ainda no âmbito da iniciativa, a SPA disponibiliza-se para organizar sessões que realcem a importância das obras e dos autores destacados ou colaborar com um editor para transformar o projeto em livro.

A data de lançamento do Mapa dos Autores Portugueses ainda não foi anunciada.

Lê também: Plano Nacional de Leitura: 400 novos livros recomendados