Netflix divulgou o trailer do seu mais recente projeto, Wormwood. A nova série, com estreia marcada para 15 de dezembro, explorará, em seis episódios, as experiências com L.S.D. conduzidas pela C.I.A., num programa que a agência apelidou de MK-ULTRA, em centenas de cidadãos americanos e soldados entre 1953 a 1964.

A narrativa de Wormwood é baseada na história verídica de Frank Rudolph Olson, um trabalhador da C.I.A. que cometeu suicídio ao saltar da janela do quarto de um hotel em Nova Iorque, em 1953, depois de ter sido administrado L.S.D. sem o seu consentimento e conhecimento. Em 2012, os seus filhos, Eric e Nils Olson, apresentaram queixa contra o governo, apesar da causa de morte de Frank Rudolph estar arquivada como suicídio e homicídio simultâneos.

Wormwood: A busca pela verdade

trailer é confuso: faz parte do ambiente e da condição adulterada de Frank. O novo projeto da Netflix contará com entrevistas reais feitas a pessoas envolvidas, nomeadamente Eric Olson, e recriações dos eventos ocorridos.

Na direção de Wormwood está Errol Morris, um aclamado diretor de documentários norte-americano, realizador de ‘The Fog of War: Eleven Lessons from the Life of Robert S. McNamara’, que foi premiado com o óscar de melhor documentário de longa-metragem em 2003.

wormwood: Frank

Peter Sarsgaard no papel de Frank Rudolph Olson

Numa resposta ao trailer, Morris afirmou: “Não é o jornalismo a procura pela verdade? Mas e se a verdade se provar ilusória, difícil de obter? Quão longe é alguém capaz de ir? Onde é que se para? Há limites, emocionais e outros, na busca pela verdade? Pode ser perigoso para a saúde de alguém? Aqui, temos a história de um homem e de uma busca de 60 anos pela identificação das circunstâncias da morte do seu pai. Terá ele saltado da janela do hotel? Ou foi empurrado? E se foi empurrado, porquê? E para quê? Um mundo obscuro de intenções escondidas junto de horríveis e fortes revelações. Em vários sentidos, uma história pessoal e familiar mas, em muitos outros, a história do declínio da América no período pós-segunda guerra mundial. Faz-se a pergunta: Até que ponto pode uma democracia mentir aos seus cidadãos e, no fim, ainda continuar uma democracia?“.

De momento pouco mais se sabe, mas o elenco contará com Peter Sarsgaard a interpretar Frank Rudolph Olson,  Molly ParkerChristian CamargoScott ShepherdTim Blake Nelson e Jimmi Simpson.