Dentro de um ano e meio, o Teatro Viriato passará a ter um novo espaço dedicado especialmente à dança: o antigo edifício da Aprogel, em Viseu.
O projeto está já concluído. A obra ficará sob a responsabilidade da SRU Viseu Novo e a autarquia espera inaugurar o esperando o novo espaço no tempo previsto de um ano e meio.
Novos Desafios
O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, deseja ainda que o novo espaço possa vir a ser usado por uma futura companhia experimental de dança juvenil.
Almeida Herniques desafiou já os diretores artísticos da Companhia Paulo Ribeiro (residente no Teatro Viriato), São Castro e António Cabrita, atualmente a ocupar a Escola de Dança Lugar Presente. São Castro manifestou já interesse no projeto, afirmando agrado em inclui-lo na Companhia Paulo Ribeiro, mas que têm de ser estudados os moldes em que se poderá desenvolver.
Inúmeros jovens começaram a ter aulas no Lugar Presente e entretanto deixaram a escola e foram estudar para fora do país e aprofundar os seus estudos de dança. A direção do Teatro sente que esta sala é também para esses ex alunos, para um diálogo mais aberto e para futuras relações entre o Teatro Viriato, o Lugar Presente e a Companhia Paulo Ribeiro.
LÊ TAMBÉM: COMÉDIA ‘BOEING BOEING’ REGRESSA AO TEATRO ARMANDO CORTEZ