Uma emissão filatélica que comemora os 40 anos da saga Star Wars foi lançada este mês pelos CTT, em parceria com a The Walt Disney Company Portugal. Esta é a primeira vez que selos portugueses abordam o imaginário de Hollywood.

São homenageadas nestes selos algumas das personagens mais icónicas desta saga, iniciada em 1977 com o primeiro filme Star Wars: Episódio IV: Uma Nova Esperança, como a Princesa Leia, LukeSkywalker, Han Solo, Chewbacca, DarthVader e o Mestre Yoda.

Alguns dos selos disponíveis, nas lojas CTT.

A emissão filatélica dos CTT é composta por duas peças com o mesmo tema: uma emissão em versão gomada (os selos tradicionais) e uma segunda de selos auto adesivos. A primeira destas peças é composta por seis selos e um bloco filatélico, com valor entre os 0.50 e os 0.85 cêntimos, com uma tiragem de 130 000 exemplares cada.

A emissão de selos auto adesivos tem disponível dois selos, conforme o destino – Portugal, Europa ou resto do mundo. Todos com uma tiragem de 30 000 exemplares cada, explicaram em comunicado os Correios de Portugal.

design dos selos esteve a cargo de Francisco Galamba. As obliterações de primeiro dia – o processo de tornar inválido um selo, com um carimbo, para que não possa ser reutilizado – serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Município no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.

Esta emissão de selos dos CTT surge justamente antes da estreia em cinema do novo filme “Star Wars: Os Últimos Jedi”, já em dezembro de 2017.

O próximo filme da saga estreia já em dezembro.

Os selos encontram-se à venda em todas as lojas oficias de correios desde a passada sexta feira (25) e também no site . A apresentação oficial terá lugar na Loja CTT dos Restauradores, em Lisboa, no próximo dia 18 de Setembro, pelas 11 horas.

Star Wars, um “fenómeno da cultura popular”

“Star Wars relata histórias de aventuras míticas e inspiradoras numa galáxia muito, muito distante. A excelência criativa e a inovação são a essência de Star Wars e ajudaram a transformar a saga num fenómeno de cultura popular, contando com uma legião de fãs multigeracional”, consideram os CTT, em comunicado oficial.

Filatelia: 40 milhões de colecionadores em todo o mundo

É a primeira vez que são emitidos selos portugueses completamente dedicados ao universo Star Wars. Ainda assim, há quem não saiba que as emissões de selos portugueses estão entre as mais premiadas do mundo.

A filatelia – estudo e colecionismo de selos – em Portugal já tem uma longa história: começou em 1853 com a primeira emissão de selos. Em 1943 é fundado o, primeiro, Clube Filatélico de Portugal – que ainda hoje existe. Em 1954, é fundada a Federação Portuguesa de Filatelia, o representante oficial da filatelia organizada em Portugal.

Em todo o mundo existem, oficialmente, 40 milhões de filatélicos. Dó na China há 30 milhões de colecionadores.

Em Portugal, os CTT disponibilizam uma loja online para os colecionadores de selos.