Depois de A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha, publicado em 2015, David Lagercrantz retoma a aclamada série Millennium criada por Stieg Larsson. O Homem que Perseguia a Sua Sombra é o quinto volume da saga e chega às livrarias a 7 de setembro, pelas mãos da editora Dom Quixote, do Grupo LeYa.
O jornalista e escritor sueco Stieg Larsson é o autor da trilogia original, cuja publicação póstuma foi um sucesso comercial, com mais de 80 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.
Na sequência da morte do seu criador, em 2004, a continuação da saga best-seller ficou a cargo do também jornalista e escritor sueco David Lagercrantz.
Em O Homem que Perseguia a Sua Sombra, a hacker Lisbeth Salander e o jornalista Mikael Blomkvist regressam para uma nova trama policial. Enquanto Lisbeth Salander cumpre uma curta condenação num estabelecimento prisional feminino, recebe informações sobre os abusos que sofreu em criança.
Terminada a pena de prisão, “Lisbeth pede ajuda a Mikael Blomkvist e juntos iniciam uma investigação que pode trazer à luz do dia uma das experiências mais terríveis implementadas pelo governo sueco nos anos oitenta do século XX”, adianta em comunicado a editora.
O quinto volume sobre abuso de autoridade, assinado por David Lagercrantz, deverá ser o penúltimo da série.

A saga nos cinemas
O sucesso da trilogia policial de Stieg Larsson fez com que as suas personagens ganhassem uma nova vida no ecrã. Em 2009, o cineasta sueco Niels Arden Oplev dirigiu a primeira adaptação ao cinema de Os Homens que Odeiam as Mulheres, com Noomi Rapace e Michael Nyqvist nos papéis principais.
Dois anos mais tarde, David Fincher foi o responsável pela versão norte-americana do mesmo, protagonizada pelos atores Rooney Mara e Daniel Craig.