A Livraria Lello redecora as suas montras e vai passar a expor, a partir de 1 de setembro, obras da artista holandesa Vera van Wolferen, concebidas para o efeito.

Com o intuito de transformar as suas montras em plataformas multidisciplinares, a Livraria Lello conta, desde o início do ano, com a colaboração de artistas nacionais e internacionais para produção e divulgação de obras exclusivas.

O ciclo foi iniciado a 13 de janeiro pelos designers Storytailors, aos quais se seguiram o escultor Paulo Neves, em março, e o coletivo Openfield Creative Lab, em junho. A nova montra temática da Livraria Lello terá a assinatura da jovem artista holandesa de animação stop-motion.

Vera van Wolferen vai construir duas estruturas com papel branco, através das quais procura estabelecer um paralelismo entre a natureza e a nossa imaginação.

“À distância parecerão apenas duas grandes plantas, com um regador ao lado e um livro aberto sobre jardinagem criativa. No entanto, à medida que o observador se vai aproximando, abre-se um maravilhoso mundo de miniaturas. Há casas escondidas entre as folhas, com pequenos livros a servir de telhados, com os habitantes imaginários desta cidade de papel a cuidarem das suas plantas”, explica em comunicado a Lello.

O público pode acompanhar todo o processo de construção que decorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, nos Armazéns do Castelo, no Porto.

O mundo de criaturas de Vera van Wolferen

Formada em Animação, Vera van Wolferen é uma artista multidisciplinar que tem vindo a ganhar visibilidade pelas suas miniaturas de madeira, cartão ou papel que conjugam elementos arquitetónicos com paisagens criativas.

Em 2015, a jovem artista holandesa foi considerada pela revista Monocle um dos talentos emergentes a acompanhar nos próximos anos.

Vera van Wolferen

Foto: Cafe Mountain, uma das peças produzidas por Vera van Wolferen

LÊ TAMBÉM: LIVRARIA LELLO LEVA CAMILO PARA A RUA