paula rego

Há novidades na exposição de Paula Rego no Colombo

A partir de 22 de agosto a exposição O Mundo Fantástico de Paula Rego, patente na Praça Central do Centro Comercial Colombo, vai contar com 21 novos quadros inspirados no Peter Pan. Desde a abertura, a 27 de junho, a exposição já recebeu mais de 120 mil visitantes.

As obras inspiradas no rapaz que não quer crescer vão substituir os 26 quadros da pintora baseados na obra literária Jane Eyre. A artista recordou as memórias da sua infância e apresenta a sua própria interpretação da história e das personagens que dela fazem parte. Pretende distanciar-se das descrições pormenorizadas que marcam a conhecida obra literária.

“Sabia que Peter Pan era verdadeira magia, foi essa magia que tentei captar e, ela também inclui o sofrimento das crianças. Não acho que o livro de Peter Pan trate de assuntos encantadores. É como as cores bonitas das gravuras que servem para atrair o olhar do espetador. Na verdade, a história leva-nos a um mundo subterrâneo que tem um mar dentro de si, um Inferno para crianças. A doçura de Wendy maternal é um veneno e o Capitão Gancho é tolo, mas perigoso. Tem tudo a ver com magia e medo”, explica Paula Rego.

LÊ TAMBÉM: MAIS DE 60 MIL PESSOAS JÁ VIRAM A EXPOSIÇÃO DE PAULA REGO NO COLOMBO

The Neverland, Learning to Fly, Wendy’s Song e Peter in the Bird’s Nest são os nomes de alguns dos quadros desta nova série de obras. Segundo a curadora da exposição, Catarina Alfaro, “estes 21 quadros inspirados na obra Peter Pan mostram-nos um lado diferente da história, introduzindo-nos magicamente nesta aventura do ‘rapaz que não queria crescer’ e das crianças que o acompanham até à Terra do Nunca”.

“Paula Rego mostra-nos também o lado terrífico desta história, as lutas com os piratas, um mundo subterrâneo, que corresponde a um confronto entre adultos e crianças, entre a realidade e a fantasia”, acrescenta Catarina Alfaro.

Wendy’s Song. Fotografia: Carlos Pombo
A ARTE CHEGOU AO COLOMBO

Esta é a sétima edição do projeto lançado em 2011 que tem como objetivo contribuir para a divulgação e promoção de diferentes atividades e manifestações culturais. A mostra da pintora portuguesa apresenta 59 obras que incluem gravuras, pinturas a pastel e litografias.

As obras de Paula Rego estão expostas pela primeira vez num espaço comercial e podem ser vistas até 27 de setembro, entre as 10h e as 24h. A entrada é gratuita.

Mais Artigos
A Serra é a nova novela da SIC
‘A Serra’ volta a ser o programa mais visto em dia dominado pela SIC