De 18 a 27 de agosto, a 19.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro invade a cidade de Setúbal com mais de trinta eventos incluindo teatro, música, cinema, exposições e debates.

O festival, que teve a sua primeira edição em 1995, assume um papel não apenas artístico mas também de estímulo à participação dos cidadãos e de construção de pontes entre os artistas e a comunidade.

Uma das principais apostas da Festa do Teatro consiste na “formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica”, reclamando assim para o teatro um papel de intervenção na sociedade.

“A cidadania e sentimento de comunidade que tantas vezes falamos constroem-se também pela Arte, e neste caso, pelo Teatro, que assume aqui um papel principal.”

O Festival, promovido pelo Teatro Estúdio Fontenova em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a Escola Secundária Sebastião da Gama, é já uma referência a nível nacional e internacional, apresentando espetáculos premiados e novas práticas artísticas provenientes de vários países.

Secção ‘Mais Festa’

À programação composta pelos espetáculos em competição juntam-se, desde 2013, os espetáculos da secção ‘Mais Festa’, que este ano inclui propostas de países como o Brasil, Espanha ou Itália. Para a 19.ª edição, a organização recebeu cerca de cem candidaturas de países como Timor, Colômbia ou Irão, entre muitos outros.

A secção ‘Mais Festa’ acolhe propostas de “artistas e grupos jovens e emergentes”, que encontram em Setúbal uma importante plataforma de divulgação. Os espetáculos de teatro concorrem ainda a um prémio aliciante que consiste em integrar a seleção oficial na edição seguinte do festival.

Este ano é o espetáculo de marionetas Farsa y Licencia de la Reina Castiza, vencedor da secção ‘Mais Festa’ em 2016, que sobe ao palco no dia 20 de agosto, na Escola Secundária Sebastião da Gama.

E se, nesta secção, falamos de grupos de artistas emergentes, a programação da Festa do Teatro inclui também clássicos consagrados reinventados, como é o caso da peça Três Irmãs, baseada em Tcheckov, ou de Hamlet, de Shakespeare, numa versão multipremiada com encenação de Alfonso Zurro.

O festival ocupa vários locais do concelho de Setúbal, como o Fórum Municipal Luísa Todi, o Auditório da Escola Sebastião da Gama, a Casa da Cultura, os Claustros do Convento de Jesus, o Auditório José Afonso ou o Parque do Bonfim.

setúbal

Foto: divulgação

Para os espetáculos em competição o bilhete normal custa 8€ (6€ para quem beneficia dos descontos aplicáveis), enquanto os espetáculos da secção ‘Mais Festa’ são de contribuição solidária, e alguns eventos são mesmo de entrada livre.

Para ficares a par da programação completa consulta o catálogo do Festival ou o folheto informativo.

LÊ TAMBÉM: FESTIVAL CIRCULAR ESTREIA PEÇA DE MARTINE PISANI