setúbal
Foto: divulgação

Setúbal volta a ser palco da Festa do Teatro

De 18 a 27 de agosto, a 19.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro invade a cidade de Setúbal com mais de trinta eventos incluindo teatro, música, cinema, exposições e debates.

O festival, que teve a sua primeira edição em 1995, assume um papel não apenas artístico mas também de estímulo à participação dos cidadãos e de construção de pontes entre os artistas e a comunidade.

Uma das principais apostas da Festa do Teatro consiste na “formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica”, reclamando assim para o teatro um papel de intervenção na sociedade.

“A cidadania e sentimento de comunidade que tantas vezes falamos constroem-se também pela Arte, e neste caso, pelo Teatro, que assume aqui um papel principal.”

O Festival, promovido pelo Teatro Estúdio Fontenova em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a Escola Secundária Sebastião da Gama, é já uma referência a nível nacional e internacional, apresentando espetáculos premiados e novas práticas artísticas provenientes de vários países.

Secção ‘Mais Festa’

À programação composta pelos espetáculos em competição juntam-se, desde 2013, os espetáculos da secção ‘Mais Festa’, que este ano inclui propostas de países como o Brasil, Espanha ou Itália. Para a 19.ª edição, a organização recebeu cerca de cem candidaturas de países como Timor, Colômbia ou Irão, entre muitos outros.

A secção ‘Mais Festa’ acolhe propostas de “artistas e grupos jovens e emergentes”, que encontram em Setúbal uma importante plataforma de divulgação. Os espetáculos de teatro concorrem ainda a um prémio aliciante que consiste em integrar a seleção oficial na edição seguinte do festival.

Este ano é o espetáculo de marionetas Farsa y Licencia de la Reina Castiza, vencedor da secção ‘Mais Festa’ em 2016, que sobe ao palco no dia 20 de agosto, na Escola Secundária Sebastião da Gama.

E se, nesta secção, falamos de grupos de artistas emergentes, a programação da Festa do Teatro inclui também clássicos consagrados reinventados, como é o caso da peça Três Irmãs, baseada em Tcheckov, ou de Hamlet, de Shakespeare, numa versão multipremiada com encenação de Alfonso Zurro.

O festival ocupa vários locais do concelho de Setúbal, como o Fórum Municipal Luísa Todi, o Auditório da Escola Sebastião da Gama, a Casa da Cultura, os Claustros do Convento de Jesus, o Auditório José Afonso ou o Parque do Bonfim.

setúbal
Foto: divulgação

Para os espetáculos em competição o bilhete normal custa 8€ (6€ para quem beneficia dos descontos aplicáveis), enquanto os espetáculos da secção ‘Mais Festa’ são de contribuição solidária, e alguns eventos são mesmo de entrada livre.

Para ficares a par da programação completa consulta o catálogo do Festival ou o folheto informativo.

LÊ TAMBÉM: FESTIVAL CIRCULAR ESTREIA PEÇA DE MARTINE PISANI

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Pedro Alonso como Berlim em La casa de papel
‘La Casa de Papel’: Berlim está de regresso à quinta temporada