Livros, revistas e jornais estão disponíveis para os banhistas nas bibliotecas das praias e piscinas de norte a sul de Portugal.

A oferta é gratuita e já chegou a 34 praias, 12 piscinas e cinco praias fluviais, de acordo com a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB). 

As bibliotecas de verão são asseguradas pelas bibliotecas municipais.

O objetivo é estimular a leitura dos banhistas, independentemente da idade e dos gostos. Isto porque nestas bibliotecas, localizadas quer em praias quer em piscinas, as ofertas variam entre literatura infantil, a adulta, portuguesa ou estrangeira, passando por romances até ficção científica ou banda desenhada.

Paralelamente, algumas destas bibliotecas têm também acesso livre à internet, bem como atividades para crianças, como oficinas de expressão plástica ou jogos.

 A iniciativa está a cativar os banhistas-leitores. Já não há desculpa para não pores a leitura em dia! Fica a conhecer algumas das praias que dispõe do serviço de Biblioteca de Verão.

Grândola

Nas praias de Melides Carvalhal, na costa grandolense, as bibliotecas de praia disponibilizam, de acordo com a divulgação, mais de 500 publicações, entre jornais, livros e revistas.

Até 29 de agosto, de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 17h.

bibliotecas

Foto: Câmara Municipal de Grândola

Faro

Em Faro, a Biblioteca de praia situa-se no Gabinete da Junta de Freguesia do Montenegro. Estão disponíveis jornais, revistas e livros para consulta gratuita. Poder-se-á também aceder à Internet e mesmo levar para casa um livro emprestado, por cinco dias.

Até dia 31 de agosto, das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Vila Real de Santo António

A Biblioteca da praia de Santo António está em funcionamento até 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h até às 12h30 e das 15h30 até às 18h.

Oeiras

A praia de Paço de Arcos, até 31 de agosto disponibiliza aos seus banhistas jornais, revistas e livros. Estes podem ser requisitados e devolvidos nas Bibliotecas de Oeiras, Algés ou Carnaxide.

Dias úteis  (encerra às terças) das 9h30 às 12h30 e das 15h30 às 18h30. Sábados e domingos, das 9h30 às 12h30.

bibliotecas

Foto: Câmara Municipal de Oeiras

Sintra

Na Praia Grande e Praia das Maçãs, até 15 de setembro, todos os dias, das 10h às 18h estão disponíveis aos banhistas cerca de 500 livros por praia.

Sesimbra

As praias de Sesimbra também têm Bibliotecas na Praia. Desde literatura infantil, juvenil, para adultos nas diversas áreas, até 31 de agosto visite as Praias do Ouro e da Califórnia (segunda-feira a domingo, das 10h às 13h e das 16h às 19h) e a Praia do Meco e da Lagoa de Albufeira (de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 15h às 18h).

Figueira da Foz

Até 31 de agosto, a Praia da Torre do Relógio dispõe de Biblioteca de Praia. Com esplanada exterior para leitura, com jornais e internet e ainda atividades para crianças.

Póvoa de Varzim

Nas praias Diana Bar Praia de Lagoa, até 31 de agosto podes consultar jornais, revistas ou aceder à internet. As crianças podem participar em programas lúdicos.

De segunda a domingo.

bibliotecas

Foto: Câmara Municipal de Póvoa de Varzim

Viana do Castelo

Na Praia do Norte, até 31 de agosto, para além dos livros , revistas e jornais, realiza-se a Hora do Conto, com marcações prévias.

Das 10h às 13h e das 15h às 18h.

Esposende

Por fim, em Esposende também estão disponíveis livros, jornais e revistas à beira-mar. Nas praias de Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia. 

Até 3 de setembro, diariamente das 10h às 13h e das 14h às 18h.

Mas não só nas praias podes encontrar Bibliotecas. Também podes ler o jornal entre mergulhos  nas piscinas de Guimarães, Vila Nova de Foz Coa e Ferreira do Alentejo, ou nas praias fluviais, como a de Zibreiros (Gondomar), Ana de Aviz (Figueiró dos Vinhos), Rio de Figueira (Santiago do Cacém) e Tapada Grande (Mértola).