Segundo uma recente newsletter do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki vai oficialmente sair da reforma. Apesar de ter anunciado em 2013 que As Asas do Vento seria o seu último filme, o lendário realizador japonês está agora de regresso ao estúdio que co-fundou em 1985.
Após Miyazaki anunciar a sua retirada do mundo do cinema, o futuro do Ghibli tornou-se incerto. O período mais negro chegou em 2014, quando, devido a insustentabilidade económica, foi considerado o seu encerramento. No entanto, o estúdio seguiu em frente e, em 2016, co-produziu o filme A Tartaruga Vermelha.
O realizador acabou por não se afastar do mundo da animação. Desde a sua separação com o estúdio, trabalhou em Boro, A Lagarta, uma curta-metragem de dez minutos focada numa lagarta “tão pequena que poderia facilmente ser esmagada entre os nossos dedos“.
LÊ MAIS: HAYAO MIYAZAKI VAI REALIZAR UM NOVO FILME
Especula-se que o filme que marcará o regresso da parceria entre o Miyazaki e o Studio Ghibli seja baseado nesta curta-metragem. Também se espera que a película – que ainda não tem nome oficial – estreie entre 2019 e 2021.