Não é todos os dias que se comemoram 125 anos, e o aniversário da praça de touros lisboeta dá o mote para a primeira transmissão de uma corrida tauromáquica na TVI desde 2012.

Segundo a informação disponibilizada no site da estação de Queluz, a corrida de touros 125 Anos do Campo Pequeno será transmitida na próxima sexta-feira (dia 18) a seguir ao episódio de Ouro Verde, por volta das 22h45.

A corrida, que contará com os cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles e Luís Rouxinol e os forcados amadores de Montemor e de Lisboa, terá início antes da transmissão televisiva, às 22 horas.

Da RTP para a TVI?

Até ao momento não foram anunciadas mais transmissões na estação de Queluz, mas a aposta na corrida do próximo dia 18 interrompe uma ausência de cinco anos da tauromaquia na TVI.

A quebra de audiências deste tipo de conteúdos, que registavam números inferiores aos das telenovelas, levou a TVI a abandonar a transmissão de touradas. Em 2012, a Grande Corrida TVI conquistou cerca de 800 mil espectadores – 8,3% de audiência média e 24,9% de share.

Lê também: Afinal, a tourada tem boa audiência ou não?

Recorde-se que, nas últimas semanas, as declarações do diretor de programas da RTP1 relativamente às touradas fizeram correr muita tinta. Daniel Deusdado disse estar “fora de questão” aumentar o número de transmissões na estação pública, que foi reduzido para três corridas por ano, e abriu a porta a uma nova redução.

A SIC é a estação com menos histórico na exibição de espectáculos tauromáquicos. Em 2013, a aposta no programa Olé!, em que famosos experimentaram o papel de forcados, foi envolta em polémica e deu origem a protestos à porta do Campo Pequeno.