Portugal, vencedor do Festival Eurovisão da Canção em 2017, será também um dos participantes da Eurovisão Junior, que se realiza a 26 de novembro na Geórgia.

A notícia foi anunciada pela própria União Europeia de Radiodifusão (UER), através do seu site oficial. Para já, não é ainda conhecido o método de seleção que a RTP irá usar para escolher a canção portuguesa.

Nos dois anos em que participou no evento, o nosso país utilizou uma versão Junior do Festival da Canção para eleger o representante nacional. Portugal entrou no concurso em 2006 e 2007, nunca indo além do penúltimo lugar no concurso juvenil. Pedro Madeira e Jorge Leiria foram os representantes nacionais nesses dois anos.

16 países confirmados no evento

Portugal juntar-se-à a mais 15 países para disputar o concurso, que este ano acontece durante a tarde de 26 de novembro, domingo, no Palácio Olímpico de Tbilisi, na Geórgia. A disputar a vitória estarão ainda Albânia, ARJ Macedónia, Arménia, Austrália, Bielorrússia, Chipre, Geórgia, Irlanda, Itália, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Rússia, Sérvia e Ucrânia. Os participantes a concurso podem ter entre 9 e 14 anos.

Jon Ola Sand, supervisor executivo dos Festivais da Eurovisão, afirma que a organização “Está muito entusiasmada por celebrar as 15 edições do Festival Eurovisão da Canção Junior“, um evento que, refere, já recebeu “crianças incrivelmente talentosas“, algumas das quais são hoje “artistas bem-sucedidos e com carreiras em nome próprio“.

Lê também: Portugal volta a dançar na Eurovisão

Novo método de votação

Em 2017 comemora-se a 15.ª edição do evento, que este ano tem um novo método de votação: A partir de agora, espectadores de todo o mundo podem participar e votar através da aplicação online da Eurovisão.

A votação iniciar-se-à na sexta-feira, 24 de novembro, e decorrerá até às 14h59 do dia do certame, que será transmitido a partir das 15h00 (hora de Lisboa). Para acederem à plataforma de votação e conseguirem participar, os espectadores serão obrigados a ver um recap de todas as canções.

Durante o espetáculo ao vivo, a votação online voltará a ser aberta depois de todas as atuações e estará a funcionar durante 15 minutos. O voto final dos espectadores vai combinar as votações que decorreram antes e durante o espetáculo. A participação do público contará 50% do resultado final.

Ola Sand afirma que “o novo sistema de votação é uma novidade excitante que vai permitir que milhões de espectadores participem no espetáculo novamente“.