Um novo documentário sobre The Velvet Underground deverá sair em breve. A realização está assegurada por Todd Haynes, realizador de Carol e Velvet Goldmine, e vai contar com entrevistas dos membros vivos da banda bem como de outros seus contemporâneos. O “álbum da banana”, ou melhor, The Velvet Underground & Nico celebrou 50 anos este ano.

De Velvet Goldmine aos The Velvet Underground

Em entrevista à Variety, o realizador afirmou que o filme vai ser “uma experiência intensamente visual” e que “dependerá certamente dos filmes de Andy Warhol, mas também de uma rica cultura de filmes experimentais“. Tanto a banda como o movimento artístico de Warhol vão ser os aspetos fulcrais do documentário. Haynes afirmou ainda que vai ser um projeto desafiador, visto que há pouca documentação sobre a banda.

No dia 30 de agosto está prevista a estreia de Nico, 1988, um outro biopic sobre Nico, a célebre colaboradora da banda. Andy Warhol introduziu a alemã aos The Velvet Underground e foi também manager da banda durante muito tempo. O álbum de estreia The Velvet Underground & Nico, curiosamente, teve poucas vendas e o sucesso não foi imediato. Hoje, a capa de Warhol faz dele um ícone da cultura pop.