Viagem Medieval
Foto: página oficial Viagem Medieval

Já começou a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria

‘Fome, peste e guerra’ é o tema da 21.ª edição da Viagem Medieval em Santa Maria da Feira. O evento arrancou na passada quarta-feira e decorre até ao dia 13 de agosto.

A maior feira medieval do país está de regresso e desta vez recua até ao século XIV. Com um reinado diferente em cada edição, chegou a vez de viajar até ao de D. Afonso IV, também conhecido como ‘O Bravo’. Filho de D. Dinis e de D. Isabel de Aragão, D. Afonso IV governou durante 32 anos, num período marcado pela fome, pestes e guerras.

Mas as novidades não ficam por aqui. Cortejos, contos eróticos e um estúdio matrimonial inspirado na época são algumas das atrações que vais poder encontrar no centro histórico de Santa Maria da Feira.

Viagem Medieval
Foto: divulgação

Atividades

Nos dias 7 e 10 de agosto, às 21h45, podes acompanhar A chegada do Cavaleiro Negro. O cortejo retrata o aparecimento da Peste Negra, depois de vários anos de fome e doenças. No último dia da Viagem Medieval (13 de agosto), assiste ao cortejo El Rei D. Afonso, o IV, às 19h, entre o Tribunal e o Castelo.

E como não é só de cortejos que se faz esta festa, não percas as recriações de episódios históricos no exterior do Castelo, às 22h. Marca presença no espetáculo El Rei, O Bravonos dias 8 e 9 de agosto,  e em Tempos de Mudança, nos dias 11 e 12.

Os Banhos de S. Jorge continuam a ser uma das maiores atrações da Viagem Medieval, mas este ano duas outras propostas saltam à vista. A cargo da Trupe de Bufarinheiros, estão os contos eróticos medievais, Le Fabliaux, para maiores de 16 anos, e o espetáculo Os amores ocultos de D. Afonso IV.

Na zona dos Bufarinheiros, está também disponível a ‘Árvore dos Casamentos de Amor e Alguns Acasalamentos’. Este é o local ideal para os casais tirarem fotografias com adereços típicos de casamentos medievais e acessórios de noivado da época.

Prémios

No mês passado, a Viagem Medieval ganhou o galardão de Ouro dos Prémios Eventoplus, em Espanha, na categoria Melhor Evento Cultural’. Este foi o quarto prémio internacional atribuído ao evento em menos de 2 anos e a 11.ª distinção recebida desde 2008.

Também no início do ano, o evento venceu na mesma categoria dos Global Eventex Awards, na Irlanda. Já na categoria ‘Grand Prix Best Event Eventex‘, a feira medieval ganhou um honroso segundo prémio.

Entrada

O bilhete diário varia entre 2 e 4 euros, consoante o dia da semana. A pulseira, válida para todo o evento, custa 7,5 euros.

Embarca nesta viagem de segunda a sexta, entre as 15h e a 1h, ou sábado e domingo entre as 12h a 1h.

Podes consultar o programa para os doze dias do evento aqui.

LÊ TAMBÉM: SINAGOGA DE LEIRIA REABRE 520 ANOS DEPOIS PARA RECORDAR A HISTÓRIA JUDAICA
Mais Artigos
The Voice Kids
‘The Voice Kids’. RTP aposta em final inédita dividida por dois dias