O passeio em frente à Livraria Lello, na Rua das Carmelitas, vai ser o palco da vida e obra de Camilo Castelo Branco. Durante os meses de agosto e setembro, a biografia do autor vai ser encenada “em carne e osso”, numa iniciativa para divulgar a figura da literatura portuguesa.

A peça Camilo na Rua/Camilo in the street vai ser representada por Alexandre Sá, autor do texto, e Miguel Branca, com atuações para o público nacional e, sobretudo, internacional (muitas das representações serão em inglês).

Camilo

Foto: divulgação

Segundo a Lello, a peça tem como objetivo “dar a conhecer o autor” a todos os visitantes da livraria “que ainda não tiveram a felicidade de o ler”.

A encenação conta a conturbada vida de Camilo (1825-1890), com a representação da chegada ao Porto, a paixão por Ana Plácido, o julgamento do caso de adultério, a sentença de prisão e ainda o problema de cegueira que terá motivado o suicídio do escritor.

A iniciativa pretende ainda divulgar a história da sua obra mais conhecida, Amor de Perdição. O romance terá sido escrito em apenas duas semanas, na Cadeia da Relação (atualmente o  Centro Português de Fotografia), a apenas 250 metros da Rua das Carmelitas.

Quando podes ver

Os espetáculos em português vão decorrer nos dois últimos domingos de agosto e em todos os domingos de setembro, à exceção do dia 17, sempre pelas 17h.

Já as atuações em inglês vão ter lugar às 11h nos últimos fins de semana de agosto e nos dias 2, 3, 9, 10, 23 e 24 de setembro. Nos dias 9 e 26 de agosto e 2, 9 e 23 de setembro, as sessões estão marcadas para as 17h.

LÊ TAMBÉM: AMIGOS DA LIVRARIA LELLO USUFRUEM DE ACESSO PRIORITÁRIO E LIVREIRO PESSOAL