Baywatch, a adaptação da série dos anos noventa, com Dwayne Johnson e Zac Efron nos papéis principais, deu água pela barba ao filme de Christopher Nolan. E o público português também prefere Carros 3 a Dunkirk.

Embora os três filmes tenham estreado em Portugal no mesmo dia, esperava-se uma luta desigual. Afinal de contas, Christopher Nolan é tido como um dos realizadores mais populares do mundo. E Dunkirk prometia ser “o” blockbuster deste Verão. No entanto, o público português provou que, também no cinema, não há favas contadas.

O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) divulgou recentemente a lista dos filmes mais vistos no país durante a última semana. Se os primeiros lugares não são surpreendentes, a sua organização é inesperada. Carros 3, terceiro tomo da saga animada inicada em 2006, lidera a lista. Foram quase 100 mil os portugueses que se deslocaram às salas para ver o filme de Brian Fee. Em segundo lugar surge Baywatch – Marés Vivas, adaptado da série dos anos noventa, que levou 97 mil pessoas ao cinema.

Lê também: Dunkirk – A queda do disfarce de Nolan

Dunkirk, por sua vez, está colocado em terceiro lugar. O épico bélico de Christopher Nolan não seduziu o público português com igual eficácia, tendo levado cerca de 62 mil pessoas às salas. O quarto lugar é ocupado por Despicable Me 3, que acumula quase meio milhão de espetadores ao longo de quatro semanas em exibição. De notar que o filme atraiu 56 mil espetadores apenas na semana passada. Em quinto lugar surge War for the Planet of the Apes, que à segunda semana, acumula 97 mil espetadores.

Quando 68% são melhores do que 93%

Carros 3 retoma as aventuras de Lighting McQueen, o carismático carro de corrida. Se o original foi premiado com um Oscar para Melhor Filme de Animação, a sequela teve uma reação mais negativa. O terceiro volume da série apresenta uma taxa de aprovação de 68% no Rotten Tomatoes. Owen Wilson, Bonnie Hunt, Chris Cooper e Armie Hammer são alguns dos nomes que emprestam a sua voz aos personagens animados. Já a obra de Christopher Nolan reúne 93% do consenso dos críticos, no mesmo site.

Ainda assim, a posição dos portugueses parece ser evidente. Carros 3 estreou de rompante em Portugal e parece ter vindo para ficar.