Kreatur, a nova coreografia de Sasha Waltz, vai estar em cena dias 4 e 5 de outubro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. No espetáculo são abordados temas como a liberdade, o poder e o isolamento.

Esta nova peça da coreógrafa alemã remonta a trabalhos anteriores que realizou, explorando a realidade social.

Em coreografias anteriores, como Körper, Waltz apresentou um trabalho radical e inovador, limitando a cenografia a uma violenta exposição dos corpos e à sua manipulação.

A coreógrafa explorou já temas como a relação com o espaço, a sexualidade e a violência social, na qual o corpo surge como instância política e dispositivo narrativo das morais opressivas.

Envolvida que estava com a música e com a ópera, Sasha Waltz trabalhou já com alguns dos grandes mitos fundadores da cultura ocidental, como Orfeu, Dido e Eneias ou Romeu e Julieta.

Em janeiro de 2017, Sasha Waltz & Guests, companhia que lidera, inaugurou com Figura Humana, uma instalação coreográfica, a Elbphilarmonie de Hamburgo, uma das maiores salas de concertos do mundo.

Intérpretes e colaboradores

Kreatur tem interpretação de Liza Alpízar Aguilar, Jirí Bartovanec, Davide Camplani, Clémentine Deluy, Claudia de Serpa Soares, Peggy Grelat-Dupont, Hwanhee Hwang, Annapaola Leso, Nicola Mascia, Thusnelda Mercy, Virgis Puodziunas, Zaratiana Randrianantenaina, Corey Scott-Gilbert e Yael Schnell.

A cenografia é de Sasha Waltz e Thomas Schenk, resultante de uma produção de Sasha Waltz & Guests em coprodução com a Festspielhaus St. Pölten (Áustria), Grand Théatre de la Ville (Luxemburgo) e a Opéra de Lille (França).

A peça conta ainda com a colaboração da artista Iris van Herpen, na elaboração dos figurinos, e do grupo Soundwalk Collective.

Onde podes ver

Kreatur estará no palco do grande auditório do CCB nos dias 4 e 5 de outubro, às 21h00. O preço dos bilhetes varia entre 12,50€ e 30€.

LÊ TAMBÉM: ‘AMÁLIA – O MUSICAL’ CHEGA À FIGUEIRA DA FOZ EM AGOSTO