Cinema S. Geraldo em Braga será um novo Media Arts Center

A cidade de Braga vai abrir um Media Arts Center na antiga localização do cinema S. Geraldo. A autarquia vê o projeto como uma oportunidade de impulsionar a candidatura a cidade criativa da UNESCO e Capital Europeia da Cultura.

“Um espaço de convergência entre arte, ciência e tecnologia”. É assim que Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, carateriza o futuro Media Arts Center. O autarca acrescenta ainda que será um “meio privilegiado para a criação, experimentação, aprendizagem, apresentação e exposição da produção”.

O edifício – antiga casa do cinema S. Geraldo – pertence à Arquidiocese de Braga e será alugado pela autarquia por uma verba de 12.500 euros. A propriedade era pensada pela Igreja para se tornar um aglomerado habitacional e comercial. A contestação que essa ideia gerou nos últimos meses congelou a decisão.

Ricardo Rio assegura que a escolha deste edifício foi livre de “aproveitamento eleitoralista“. “Naturalmente que todas as ações que se tomem, ou não tomem, estão sempre sujeitas a uma leitura eleitoralista, mas neste caso isso não se pode aplicar. Esta questão resulta da convergência desses vários fatores, circunstâncias que há um ano não se colocavam“, explicou.

A estrutura do Media Arts Center albergará vários tipos de estruturas como incubadoras criativas e espaços para exposições. Crê-se que o espaço se possa tornar na “pedra angular” da candidatura de Braga a cidade criativa da UNESCO e Capital Europeia da Cultura.

O nome deste edifício ganhou força na mesa da autarquia depois de “contactos e reptos vários da sociedade“.

O contrato de arrendamento do antigo cinema tem uma duração prevista de 10 anos, renováveis, com opção de compra. Durante os primeiros noves meses a câmara não irá pagar renda. Nos seis meses seguintes pagará 50% do valor e três meses depois, 75%. A totalidade do valor só começará a ser suportado pela câmara de Braga em fevereiro de 2019.

Mais Artigos
Dua Lipa, Taylor Swift e Beyoncé
Grammys 2021. Dua Lipa, Taylor Swift e Beyoncé lideram lista de nomeados