Depois do iPod Classic, chegou agora a vez dos iPod Nano e Shuffle desaparecerem do mercado. Ambos foram oficialmente descontinuados e já não se encontram disponíveis para compra no site oficial da Apple.

Esta decisão não é de todo surpreendente tendo em conta que as últimas atualizações de relevo para os iPods Nano e Shuffle ocorreram em 2012 e 2010, respetivamente. Além disso, a morte do iPod já vem sendo anunciada há algum tempo, com o desaparecimento da categoria do produto na página oficial da empresa. Mais, com a chegada da Apple Music, o serviço de música em streaming, o iPod encontrava-se estagnado e as vendas mostravam-no.

Lê também: A Revolução iPod – 15 anos depois do lançamento

A gama iPod fica assim reduzida ao iPod Touch. Este modelo entrou no mercado pela primeira em vez em setembro de 2007 e teve a última atualização em 2015, com a introdução de novas cores e hardware semelhante ao do iPhone 6.

ipod nano

iPod Nano em várias cores (Fotografia: Apple)

O iPod Touch sofreu também uma alteração na capacidade de armazenamento que poderá vir a aliciar novos utilizadores que procurem, a preço muito reduzido, toda a experiência que o sistema operativo para equipamentos móveis da Apple oferece.

ipod touch

iPod Touch em várias cores (Fotografia: Apple)

A partir de hoje, será possível adquirir um iPod Touch nas versões de 32GB e 128GB de armazenamento por €239 e €359, respetivamente. As anteriores versões em 16GB e 64GB desapareceram definitivamente do site da marca, o que não significa que não possam ser encontradas em grandes superfícies comerciais que pretendam escoar o stock. O mesmo se pode dizer dos recém-extintos Nano e Shuffle.