O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.

Estreia da Semana: Valerian e a Cidade dos Mil Planetas

Chegam oito novos filmes às salas de cinema portuguesas, esta quinta feira. De entre comédias, romance e suspense, o Espalha-Factos destaca a nova obra de Luc BessonValerian e a Cidade dos Mil Planetas.

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas

Valerian (Dane DeHaan) e Laureline (Cara Delevingne) são dois agentes especiais no século XXVIII, encarregados de manter a ordem em todos os territórios humanos. Sob as ordens do Ministro da Defesa (Herbie Hancock), Valerian e Laureline embarcam numa missão até à espetacular cidade de Alpha, uma metrópole em constante expansão para onde espécies de todas as partes do universo convergiram durante séculos para partilharem conhecimento, inteligência e culturas. Mas há um mistério no centro de Alpha, uma força negra que ameaça a pacífica existência da Cidade dos Mil Planetas. Valerian e Laureline vêem-se obrigados a identificar a fonte desta sinistra ameaça e a salvar, não apenas Alpha, mas o futuro do universo.

Uma promessa de cinema visualmente espetacular, o novo filme de Besson, realizador dos já clássicos Léon, o Profissional (1994) e O Quinto Elemento (1997), é baseado na série de banda-desenhada de culto Valerian, Agente Espácio-Temporal, de Pierre Christin e Jean-Claude Mézières, publicada pela primeira vez em 1967. Tinha Besson 10 anos quando tomou contacto com o mundo de Valerian pela primeira vez: “eu pensei, ‘ó meu Deus, o que é isto?’ Nesse dia, apaixonei-me pela Laureline, passei a querer ser o Valerian”.

A série foi uma clara inspiração n’O Quinto Elemento de Besson, mas também em inúmeros sucessos cinematográficos de ficção científica dos últimos 50 anos. A vontade de adaptar as aventuras de Valerian e Laureline ao cinema nasceu nos anos 90, mas foi preciso chegar Avatar (2009) para Besson acreditar que era possível trazer o mundo dos personagens ao grande ecrã.

Bastou-lhe ver DeHaan em O Fantástico Homem-Aranha 2 (2014) para saber que era o seu Valerian. No entanto, até finalmente determinar que Delevigne era a rapariga por quem se apaixonara na banda-desenhada, o realizador, conhecido por catapultar as carreiras de Natalie Portman e Milla Jovovich, acompanhou a super-modelo num rigoroso processo de casting. “O Luc dava-me desafios como se na escola de teatro; pedia-me para fingir que era determinado animal, e assim; foi muito à moda antiga, muito porreiro“, revelou a atriz.

A completar o elenco de Valerian e a Cidade dos Mil Planetas estão atores como os nomeados ao Oscar Clive Owen (Perto Demais) e Ethan Hawke (Dia de Treino), John Goodman (O Grande Lebowski), Rutger Hauer (Blade Runner: Perigo Iminente) e a estrela da pop Rihanna.

Desde a sua estreia em cinema em Battleship – Batalha Naval (2012), Rihanna teve o seu momento alto como atriz na série Bates Motel, no papel de Marion Crane, anteriormente interpretado por Janet Leigh em Psico (1960) de Alfred Hitchcock. A honestidade da cantora face à sua relativa inexperiência tocou Luc aquando da escolha para o papel de Bubble; não houve dificuldade na hora de receber as indicações, tendo sido “uma alegria trabalhar com ela“.

Com um custo de produção algures entre os 150 e os 200 milhões de dólares, o francês Valerian e a Cidade dos Mil Planetas é a produção europeia mais cara de sempre. És fã dos atores e de Besson, ou tens simplesmente curiosidade em ver no grande ecrã o grande universo da banda-desenhada? Vê já os horários desta aventura em 2D e 3D.

 Outras Estreias

A História do Amor

E se um livro escrito antes da 2ª Guerra Mundial, numa pequena vila na Europa de Leste, fosse capaz de sobreviver a conflitos violentos, à passagem dos anos e atravessar continentes, para guiar a vida de três gerações diferentes?

Baseado no romance homónimo da autora bestseller Nicole Krauss, consulta aqui as sessões para este filme de Radu Mihaileanu.

Exército de um Homem Só!

Faulkner (Nicolas Cage) recebe uma visão de Deus (Russell Brand) a ordenar-lhe que capture Osama Bin Laden e parte para o Paquistão com uma espada, para completar a sua improvável missão.

Se te apetece ver alguma loucura, não percas esta comédia de Larry Charles (o realizador de Borat, Brüno e O Ditador) e vê aqui as sessões!

Olha que Duas

Quando é deixada pelo namorado na véspera de uma viagem à América do Sul, Emily (Amy Schumer) convence a sua mãe, a ultra-zelosa Linda (Goldie Hawn), a acompanhá-la.

O regresso de Hawn ao cinema após 15 anos de afastamento, a nova comédia de Jonathan Levine (realizador de 50/50 e A Última Noitada) já está em exibição. Consulta aqui os horários.

Pedras Sombrias

Emilia Clarke é Verena neste thriller de mistério ambientado na década de 50 na Toscânia. Enfermeira contratada para assistir um rapaz mudo num castelo, Verena convence-se de que há um espírito dentro das paredes que já possuiu o seu paciente.

Se és fã de suspense e tensão, aproveita o frio e o escuro do cinema, e consulta já os horários para Pedras Sombrias.

Pesadelo em Férias

Kevin Riley (Elon Bailey) e a família decidem ir num passeio de barco que acaba em tragédia quando ficam atolados numa ilha. Perto da morte, são resgatados por um pescador (o nomeado ao Oscar Barkhad Abdi), que pede um milhão de dólares a Kevin e desaparece com a sua família.

Pesadelo em Férias é um thriller de ação que conta também com Danny Glover, e que pode ser já visto a partir de hoje nestas salas.

Polina

Polina (Anastasia Shevtsova) é uma bailarina clássica promissora e treinada desde tenra idade. Quando está prestes a ingressar no prestigiado Ballet Bolshoi descobre o movimento da dança contemporânea, o que a faz questionar tudo em que acreditava.

Realizado por Valérie Müller e Angelin Preljocaj, consulta aqui as sessões para este drama francês.

Tal Pai, Tal Mãe 2

Sequela da comédia francesa Tal Pai, Tal Mãe, Tal Pai, Tal Mãe 2 retoma a história dos Leroy. Perfeitamente felizes no seu divórcio, envolvem-se com novos parceiros amorosos; rapidamente a confusão regressa à vida dos seus filhos e a disputa reacende-se.

Se és fã do filme original, não percas esta continuação, em exibição nestas salas.