O diretor de fotografia espanhol José Luis Alcaine, conhecido por colaborar nos maiores sucessos de Pedro Almodóvar, vai ser homenageado no Festival de Cinema de Locarno a 10 de agosto.

José Luis Alcaine irá receber o Vision Award, prémio que presta tributo às conquistas e aos avanços técnicos do mundo do cinema. Alcaine é apontado como um dos responsáveis por definir o estilo do cinema espanhol a partir da década de 80, utilizando cores garridas e fortes contrastes.

O director artístico do festival, Carlo Chatrian, explicou que o prémio se deve ao facto de o “cinema ser um olhar para o mundo e esse mundo só vê a luz graças a artistas como Alcaine” avança o Hollywood Reporter.

Com Almodóvar, o director de fotografia fez, por exemplo, Mulheres à Beira De Um Ataque de Nervos (1988), Má Educação (2004), Volver (2006) e A Pele Onde Eu Vivo (2011).

Mas o portefólio de Alcaine não fica por aqui. O diretor de fotografia colabora também com outros realizadores espanhóis de renome, tais como Victor Erice, Fernando Trueba e Vicente Aranda. Além fronteiras, Alcaine trabalha assiduamente em Itália com Alberto Lattuada, Fabio Carpi e Giovanni Veronesi.

Actualmente José Luis Alcaine encontra-se a filmar Domino, um thriller de Brian de Palma, e em seguida estará ao lado do realizador Asghar Farhadi, vencedor de dois Óscares, e acompanhado pelo casal sensação Penélope Cruz e Javier Bardem.