Este prato árabe está-se a tornar para muitos no ocidente como sendo uma alternativa ao arroz. Originário do noroeste de Àfrica, o cuscuz (também conhecido como couscous, pra alguns) é considerado como prato do dia em muitas áreas desse mesmo continente e em Portugal já é conhecido desde o tempo de el-rei D. Manuel I.

De modo a explorarmos as possibilidades que podes fazer com esta iguaria, o Espalha-Factos juntou cinco receitas para apresentares uma nova cultura gastronómica aos teus amigos.

Cuscuz com polpa de tomate e legumes

Foto: Sara Sampaio

Ingredientes:
  • 1 fio de azeite

  • 1/4 de cebola e/ou alho

  • Polpa de tomate

  • Sal e outras especiarias

  • Legumes à escolha

  • Cuscuz (200/300g caso seja para uma pessoa)

Modo de preparação

Numa panela coloca um fio de azeite e deixa aquecer juntamente com a cebola e/ou o alho. Quando alourarem junta a polpa de tomate até criares um pequeno caldo. Vai mexendo e ao fim de alguns minutos mistura com um pouco de água (3 copos e meio) e uma pitadinha de sal.

Deixa aquecer durante 25 minutos e vai acrescentando os legumes pelos quais fores optando (Nota: se os legumes usados estiverem crus, acrescenta o mais cedo possível). Ao fim do tempo estipulado acrescenta o cuscuz e vai mexendo. Deixa o lume aceso por mais três a quatro minutos, de seguida desliga e tapa o cuscuz durante cerca de cinco a sete minutos. Durante esse tempo o cuscuz terá absorvido o caldo, portanto basta destapares e usares uma colher (de sopa, preferencialmente) para verificares se o líquido foi devidamente absorvido. Bom apetite!

Cuscuz recheado

Foto: Inês Aparício

Ingredientes

– 1 chávena de cuscuz

– azeite

– sal e especiarias

– 1 lata de salsichas

– 2 tomates maduros

– 1 cenoura

Preparação

Esta é uma receita de cuscuz diferente, pelo menos no seu aspeto. Vamos fazer uma espécie de casinha com o nosso ingrediente principal e colocar o recheio dentro. Para isso é preciso começar por hidratar o cuscuz como diz na embalagem. (Em princípio é colocar uma chávena de cuscuz num recipiente, adicionar a mesma quantidade de água quente, uma colher de azeite e uma pitada de sal. Depois é só cobrir com papel de alumínio e deixar repousar durante 3 minutos.)

Enquanto o cuscuz fica a hidratar, podes começar a preparar o recheio. Corta as salsichas em rodelas, pica os tomates e rala a cenoura. A seguir, faz um refogado com esses ingredientes e acrescenta os temperos (sal, orégãos e pimenta moída).

Agora que o cuscuz já absorveu a água e ganhou sabor é altura de começar a construir a estrutura. Só tens de ir cobrindo o fundo e as paredes de uma taça de sobremesa com o cuscuz. Depois juntas o preparado que levaste a refogar e cobres com uma camada de cuscuz. Por fim é só desenformar para um prato e degustar, acompanhado com uma salada simples.

Salada fria de cuscuz com camarão

N/A

Os dias mais quentes pedem saladas frescas e nutritivas. Tendo como base o cuscuz, esta salada fria promete deliciar os amantes deste ingrediente marroquino e de camarão.

Ingredientes

– 500ml de água

– 250g de miolo de camarão

– 300g de couscous bio

– 2 colheres de sopa de azeite extra bio

– 200g de cebola bio

– 70g de tomate cereja bio

– 10g de salsa ou coentros bio

– 2 colheres de sopa de vinagre de maçã

– Sal com baixo teor de sódio

– 1 colher de sobremesa de azeite extra bio

Modo de preparação

Colocar num tacho a água, a colher de sobremesa de azeite e o sal. Levar ao lume até ferver e acrescentar os camarões. Assim que estiverem cozidos, retirar os camarões e reservar a água, mantendo-a quente.

Em outro recipiente, colocar o couscous e a água em que foram cozinhados os camarões. Mexer um pouco e abafar por 10 minutos. De seguida, colocar num tabuleiro o cuscuz, os camarões, a cebola e a salsa picadas, o azeite e o restante vinagre e mexer bem.

Enfeitar com o tomate cereja.

Cuscuz de caril

Foto: Maria Duarte

Ingredientes
  • 300g de cuscuz

  • Caril em pó a gosto

  • 2 peitos de frango cortados

  • Milho q.b.

  • Grão de bico q.b.

  • Tomate cherry q.b.

  • Cogumelos

  • Cebola Frita (opcional)

Preparação

Colamos o cuscuz numa taça e junta-se água a ferver. Deixa-se repousar enquanto continuamos com o resto da prepração. Corta-se os peitos de frango aos pedaços e tempera-se com sol e pimenta a gosto.

Numa Wok salteamos o frango num pouco de azeite e de seguida acrescentamos o caril em pó, a gosto. Quando o frango estiver quase pronto acrescentamos o resto dos ingredientes por ordem de tempo de cozedura. Verifica-se o sal, e acrescenta-se natas para engrossar o molho de caril (opcional). Deixar ferver e engrossar.

Quando estiver pronto, serve-se com o cuzcuz que entretanto está pronto depois do repouso. A refeição serve entre duas a três pessoas. Se sobrar, guarde no frigorífico para comer mais tarde.

Cuscuz com legumes

Foto: Serenela Moreira

Nesta receita não é preciso muita criatividade: basta abrir o frigorífico e usar os legumes que tens à mão. Quem gostar de novos sabores pode substituir os legumes por fruta como morangos ou amoras.

Em 10 minutos tens um prato rápido, que podes acompanhar com grão, cogumelos ou frango, ou comer sem mais nada.

Ingredientes

– Pimento verde

– Pimento vermelho

– Tomate

– Cebola

– Espinafres (ou outro legume à escolha)

– 1 chávena de couscous

– 1 chávena e meia de água

– Sal

– Pimenta

– Açafrão

Preparação

Saltear numa frigideira com um pouco de azeite a cebola, o tomate e os pimentos cortados em cubos. Deixa refogar um pouco e junta, de seguida os espinafres. Tempera a gosto e reserva.

Entretanto, ferve a água com um pouco de sal. Numa caixa de plástico com tampa, junta o couscous, a água, o açafrão e a pimenta a gosto. Mexe um pouco, fecha a caixa e reserva durante cerca de 10 minutos.

Adiciona os legumes salteados ao couscous e acompanha com o que mais gostares.

Receitas de Inês Aparício, Inês de Freitas, Maria Duarte, Sara Sampaio e Serenela Moreira.