O realizador mexicano Guillermo del Toro lançou o trailer do seu novo projeto: The Shape of Water.

Indissociável do género fantástico, del Toro não se afasta muito da “sua praia”, neste filme que apresenta os Estados Unidos da América dos anos 60 como pano de fundo.

Sally Hawkins (Blue Jasmine) será Elisa, uma empregada de limpeza muda, que trabalha num laboratório governamental de alta segurança. Solitária e descriminada devido à sua condição, a vida de Elisa muda ao descobrir um hominídeo aquático que reside nas instalações laboratoriais.

No trailer é possível testemunhar o habitual estilo gótico e misterioso do mexicano, assim como antecipar uma narrativa alicerçada numa personagem principal sonhadora e desinteressada na sociedade que teima em atacá-la. Com elementos muito semelhantes ao Labirinto do Fauno e algumas pitadas dos seus Hellboy, este será a última longa-metragem de del Toro antes de se aventurar no seu projecto de sonho: uma adaptação para live-action do clássico da Disney, Pinóquio.

https://youtu.be/xKKfWm5xUCY

O ator Doug Jones, colaborador habitual do realizador, terá aqui a oportunidade de criar uma nova personagem aquática, após o seu desempenho como Abe Sapien nos filmes Hellboy. Também no elenco constarão nomes reconhecidos pela Academia e Globos de Ouro de Hollywood, como Octavia Spencer (As Serviçais), Michael Shannon (Estrada da Revolução), Richard Jenkins (O Visitante) e Michael Stuhlbarg (Um Homem a Sério).

O artista James Jean criou pinturas iniciais, para servirem de promoção ao filme, enquanto a arte oficial ainda não é lançada. Jean captura habilmente o clima sentimental e enigmático que parece acompanhar todo o trailer.

Podes ver mais do trabalho do artista na sua página de Instagram.

A estreia em Portugal ainda não tem data prevista, mas dia 8 de dezembro chegará aos cinemas norte-americanos e a 16 de fevereiro ao Reino Unido.