podcasts
Foto: VisualHunt

Sem tempo para ler? Damos-te seis sugestões de podcasts de ficção e literatura

Nos últimos anos, os podcasts têm-se afirmado como uma solução viável para quando a falta de tempo suplanta a vontade. São aqueles figurativos amigos ao nosso ombro, que nos dizem coisas interessantes numa viagem de metro, nos inserem numa conversa informal enquanto mil outras coisas nos atormentam a cabeça, ou nos preenchem os silêncios de uma tarde calma.

Para os amantes da literatura, não é diferente: quantas vezes não nos frustramos por querermos ler, mas a falta de tempo nos faz parar a cada dez páginas, e só retomar de semana a semana? Ou por termos algum tempo e muita vontade, mas não sabermos por onde começar?

A pensar nisso, mostramos-te seis podcasts de ficção e literatura – para aqueles que procuram boas sugestões, que querem estar atualizados no mundo da literatura ou apenas ouvir uma boa história.

Podcasts de Literatura:

Biblioteca de Bolso

podcasts

Um podcast de literatura por Inês Bernardo e José Mário Silva. No estilo de conversa informal entre os dois hosts e um convidado da área da literatura, recomendam livros que consideram pertinentes e abordam os mais variados temas inerentes aos livros – desde géneros literários a editoras, personagens interessantes, críticas sociais e os mais variados mundos ficcionais.

Teve o seu primeiro episódio a 10 de janeiro de 2016, e tem novos episódios semanalmente.

Soundcloud | iTunes | Facebook

Otherppl

podcasts

Um podcast por Brad Listi, que conta já com mais de trezentos episódios – portanto, pouca preocupação haverá por súbita falta de material ou algum hiatus inesperado.

Brad Listi recebe convidados de todo o espectro literário, desde agentes, editores e escritores de todos os géneros. Sendo um espaço que tanto recebe grandes nomes como figuras mais indie e emergentes, é um bom lugar para se encontrar novas perspetivas da literatura e talentos ainda desconhecidos.

iTunes | Site

Lê também: As melhores apps para podcasts

Myths and Legends

podcasts

E para os mais interessados nas histórias antigas, mitos e lendas de outros tempos, Jason Weiser não desaponta: a verdade por trás dos contos de fadas, histórias e lendas de tempos e épocas remotas e quase esquecidas, a origem de histórias conhecidas e o folclore que moldou a nossa cultura e o nosso mundo. Quase aulas de História, mas de forma tão cativante que nem nos apercebemos de que estamos, efetivamente, a aprender.

iTunes | Site

Podcasts de Ficção

The Adventure Zone

podcasts

Os Irmãos McElroy já não são novatos no mundo dos podcastsTravis McElroy é co-host de podcasts como Schmanners, Trends like These e Surprisingly Nice, e os três irmãos protagonizam ainda My Brother, My Brother and Me, que já roça o título de “podcast de culto“.

Numa das suas mais recentes apostas, os irmãos Travis, Griffin e Justin McElroy juntam-se ao seu pai, Clint, para um podcast que é um jogo de Dungeons and Dragons… nada convencional. A campanha torna-se numa história de fantasia por capítulos, em que os três heróis Taako, Magnus e Merle se conhecem no equivalente fantástico ao Craigslist, e partem numa aventura. A história oscila entre o hilariante e o desolador, num enredo surpreendentemente denso para uma leve campanha de D&D.

iTunes | Maximum Fun | Site

Alice isn’t Dead

podcasts

Da equipa por detrás do podcast de culto Welcome to Night Vale, Alice Isn’t Dead tem o formato de entradas de diário de uma camionista em busca da esposa, Alice, que há muito tinha considerado morta. Percorre a América a tentar descobrir a verdade e recuperá-la. Mas, na sua busca, vê-se envolvida em conspirações muito mais densas do que uma simples pessoa desaparecida.

Recuperando o misticismo perturbador e ‘lovecraftiano’ de Welcome to Night Vale, Alice isn’t Dead é ainda assim um tipo muito particular de inquietante, que nos faz simultaneamente querer saber a verdade e temê-la.

Libsyn | Site | iTunes

The Metamor City Podcast

podcasts

Da autoria de Chris Lester, chegou-nos de 2007 a 2011 um podcast com um setup interessante: um mundo onde a magia e a tecnologia cresceram e se desenvolveram lado a lado, criando um mundo cyberpunk high fantasy, uma grande metrópole com lobisomens como chefes da polícia, máfias de vampiros, gangues de magos ilegais e carros voadores a cortar o céu.

O podcast divide-se entre pequenas histórias até longos multi-capítulos, todos unidos por um story arc comum abrangente. Imersivo e intrigante, não só as histórias e as personagens são complexas o suficiente para nos prender, como a cada episódio é possível ir construindo cada vez mais da nossa visão sobre Metamor City, como um puzzle que não se esgota em detalhe.

iTunes | Site | Podbay

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
‘Alta Fidelidade’: Vasco Palmeirim apresenta novo programa sobre música portuguesa