LastPass Families é o nome do novo serviço a ser introduzido ainda este verão, anunciou a LastPass através de um press release no seu website oficial. A ideia é simples: incorporar a segurança e facilidade de acesso na gestão dos inúmeros logins de utilizador num plano familiar de até seis pessoas.

O LastPass, o popular software de gestão de passwords que partilha o nome com a empresa que o desenvolve, vai passar a permitir a gestão de logins por todos os membros de uma família. LastPass Families promete assim vir simplificar o processo de partilha de dados, como informações bancárias ou credenciais para serviços de streaming, entre utilizadores inscritos num plano familiar.

Desconhece-se, até à data, o valor que estará associado ao serviço. Contudo, espera-se um preço convidativo de maneira a competir com o rival 1Password, cujo plano familiar custa um total de $4,99 por mês – aproximadamente €3,50.

LastPass Families

LastPass sincroniza entre vários equipamentos (Fotografia: LastPass)

Um dos grandes problemas de segurança em meio virtual é a utilização de passwords iguais em diferentes websites, plataformas e aplicações. O ideal passa sempre por ter uma única palavra-chave para cada serviço de e-mail ou para cada conta de utilizador seja em que plataforma for.

Lê também: Entre a cadeira e o teclado está uma das chaves da segurança

Desta forma, evitam-se casos graves em que o roubo de informação confidencial leva à perda de inúmeras contas de utilizador que, caso tivessem credenciais de acesso diferentes, estariam seguras contra um ataque informático de pessoas mal-intencionadas.

Ainda assim, nem sempre é fácil criar (e relembrar) um conjunto de palavras-chave complexas com letras, números e símbolos. Foi com esta ideia em mente que os gestores de passwords se foram tornando mais apelativos junto de cibernautas um pouco por todo o mundo.

O serviço LastPass encontra-se disponível para a generalidade dos browsers mais conhecidos e ainda em forma de app para as plataformas móveis iOS e Android.