O Facebook está a testar uma nova funcionalidade chamada “Explore Feed“. A ideia é encorajar os utilizadores da rede social a ver mais conteúdo para além do que subscrevem.

Já é habitual a rede social testar novas funcionalidades com pequenos grupos de utilizadores. A publicidade no Messenger é um desses exemplos. Agora, é a introdução de uma nova feed nas aplicações móveis. Ela encontra-se acessível no menu da aplicação, com um ícone de um foguetão a acompanhar.

Nesta feed, o conteúdo mostrado não é o de pessoas que tens nos teus contactos ou que segues, nem de páginas ou grupos que subscreves. Aqui, o foco é o conteúdo que não subscreves no Facebook e que a rede social classifica como popular. Soa-te familiar?

facebook explore feed

 

Se te soa familiar, é porque o Instagram também tem esta página dedicada a posts que tiveram sucesso na rede e que vão de encontro aos gostos do utilizador. Depois da adição das histórias, parece que o Facebook encontrou mais uma vez inspiração no Instagram.

“Estamos a testar um feed complementar com artigos, vídeos e fotos populares, personalizado para cada pessoa baseado em conteúdo que poderá ser interessante para ela”, explica um representante do Facebook ao TechCrunch.

Ainda não é certo se o acesso a esta opção passará para um local com mais destaque ou se fica disponível também para o browser. Tudo dependerá do feedback dos utilizadores, que, de acordo com o representante, “procuram uma forma fácil de explorar novos conteúdos com os quais ainda não contactaram”.

Esta nova funcionalidade tem o potencial de agravar ou, por outro lado, travar os efeitos da “bolha” das redes sociais, que faz com que vejamos apenas conteúdo que vai de encontro ao nosso ponto de vista. Não só porque nos ligamos mais a pessoas com ideias parecidas às nossas, mas também porque os algoritmos das redes só apresentam publicações que as confirmam.