IKFEM: Concerto com dez pianistas a tocar em simultâneo

Dez pianistas a tocar ao mesmo tempo numa ponte que divide dois países é o grande destaque do IKFEMInternational Keyboard Festival & Masterclass. A quinta edição do festival decorre entre os dias 21 e 25 de julho na eurocidade Valença-Tui e conta com pianistas prestigiados. Além de concertos, há também masterclasses e workshops, tudo de acesso gratuito.

Criado pela pianista Andrea González em 2013, o IKFEM tem como fio condutor os instrumentos da família das teclas. Piano, órgão, cravo e a sanfona são alguns dos instrumentos que vão poder ser ouvidos na fortaleza de Valença e na catedral e igreja de Santo Domingo de Tui.

Um programa variado

O programa artístico é diversificado, abrangendo diferentes géneros musicais, como o barroco, jazz, clássico, eletrónica, lírico, folclore, sinfónico e pop. Com isto, o festival procura “fortalecer as sinergias entre a cultura portuguesa e a espanhola”.

No primeiro dia, às 21:45h, vão estar na ponte internacional Valença-Tui dez pianistas a tocar ao mesmo tempo. Este que será o espetáculo mais aguardado do festival vai ter a presença de instrumentistas portugueses e espanhóis, de entre eles professores dos principais conservatórios de música do Norte de Portugal e da Galiza, artistas e professores do IKFEM e a directora do Festival, Andrea González.

Há também concertos da banda pop-indie-folk Best Boy, dos pianista Daniel PereiraMiguel CampinhoEmilio Villalba & Sara Marina e do órgão de João Vaz. A soprano Graciela Rodríguez também vai atuar, assim como Ignacio Prego e o seu ensemble Tiento Nuevo, interpretando música barroca.

Carlos César, considerado pelo Washington Post como “um pianista virtuoso”, encerrará o IKFEM. Este vai trazer no seu repertório de música do compositor galego Octavio Vázquez, do compositor de Granada Enrique Granados e, em estreia, uma obra do compositor americano Samuel Post.

Durante os cinco dias do festival, é possível aprender a tocar piano clássico, cravo, piano jazz e, pela primeira vez este ano, em piano repertório para canto e repertório barroco para piano nos workshops e masterclasses promovidos pelo IKFEM.

Mais Artigos
Euphoria Episódio Especial HBO Portugal
HBO Portugal: Conhece as estreias e destaques de dezembro