Curtas Vila do Conde

“Farpões Baldios” vence 25.ª edição do Curtas Vila do Conde

A 25.ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema terminou este domingo e teve como grandes vencedores Marta Mateus com Farpões Baldios e Gabriel Abrantes com Os Humores Artificiais.

O grande prémio para Melhor Filme da Competição Internacional ficou mesmo em Portugal e foi entregue a Farpões Baldios, de Marta Mateus. Esta é a primeira curta-metragem da realizadora portuguesa, que faz um retrato de um Portugal antigo e rural onde se cruzam crianças e velhos.

O júri não ficou indiferente e não lhe poupou elogios. “Uma obra tão luminosa quanto exigente (…) onde a infância desbloqueia sofrimentos, os erros e as virtualidades do passado” e comparou-a ao trabalho de Manoel de Oliveira, Teresa Villaverde, António Reis e Margarida Cordeiro.

Já o português Gabriel Abrantes venceu, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio para Melhor Realizador Português com Os Humores Artificiais. O júri defende a sua “fantasia romântico-tecnológica, por ter inventado o primeiro robot multi-género, por ironizar energicamente um mundo onde não queremos viver“.

Os Humores Artificiais estreou em fevereiro no Festival de Berlim e Farpões Baldios foi apresentado em maio na Quinzaine des Réalisateurs. Ambos os filmes são distribuídos pela Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português.

Outros Prémios

A Competição Nacional do festival contou com 16 filmes portugueses. O Prémio BPI e Pixel Bunker foi para Où En Êtes-Vous, João Pedro Rodrigues?, o Prémio do Público SPA entregue a Surpresa de Paulo Patrício. Rosa Barba venceu, pela segunda vez consecutiva, a Competição Experimental com From Source to Poem.

Já na Competição Internacional destaque para:

Melhor Animação — My Burden, de Niki Lindroth von Bahr

Melhor Documentário —  O Peixe, de Jonathas de Andrade

Melhor Ficção — Les Îles, de Yann Gonzalez

Melhor Curta-Metragem Europeia — Los Desheredados, de Laura Ferrés

Prémio do Público Niepoort Retouch, de Kaveh Mazaheri

A 25.ª edição do Curtas Vila do Conde decorreu de 8 a 16 de julho e os filmes premiados preparam-se agora para percorrer o país.

Mais Artigos
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira redobra presença em antena para atacar liderança da SIC