A revista Visão criou guias do Coração de Portugal para ajudar a reerguer a zona centro dos fogos que a fustigaram no mês de junho. Um total de duzentas páginas de histórias, atracções e propostas, dadas gratuitamente.

Os efeitos do fogo de Pedrógão Grande, que fez 64 vítimas mortais e centenas de feridos, não tiveram apenas consequências humanas e materiais. No rescaldo daquela que foi uma das maiores tragédias de Portugal, as agências de turismo da zona centro do país começaram a receber cancelamentos em massa.

Iniciou-se uma onda de solidariedade que conseguiu levar até às zonas afectadas bens, géneros alimentares e dinheiro. No entanto a memória ainda está fresca e muitos são aqueles cancelaram as suas viagens e estadias. Dessa forma, a VISÃO decidiu criar um projecto de apoio Os Guias do Coração de Portugal.

Estes guias vão ser oferecidos nas edições de 20 e 27 de julho da revista Visão e mostram as atrações locais, histórias e até propostas. Cada guia, com 100 páginas, oferece sugestões de sítios a visitar e desfrutar durante os meses de verão, desde as Aldeias de Xisto ao Zêzere, passando pela Lousã.

O Espalha-Factos deixa ainda 5 sugestões de locais históricos que podes visitar no Coração de Portugal.

1. Belmonte, Castelo Branco

Fonte: Wikimedia Commons

2. Nazaré, Leiria

Fonte: Wikimedia Commons

3. Sortelha, Guarda

Fonte: Wikimedia Commons

4. Piódão, Coimbra

Fonte: Wikimedia Commons

5. Óbidos, Leiria

Fonte: Wikimedia Commons