A gastronomia italiana é conhecida principalmente pelas massas e pizzas, mas não só. Itália é também a terra da sobremesa mais célebre de verão: gelado. Quem faz uma viagem a Itália rende-se às inúmeras gelatarias que existem em cada canto. Por vezes torna-se difícil escolher, mas a partir de agora já não. O Espalha-Factos experimentou várias e fez uma seleção das melhores.

Cioccolati Italiani

O melhor gelado italiano encontra-se nesta loja. A marca Cioccolati Italiani está presente especialmente no norte de Itália e ainda em outros países como Emirados Árabes Unidos, Catar, Albânia, Arábia Saudita e Kuwait. Se tens Milão na tua rota por Itália já sabes onde passar.

Para além de gelataria, esta marca tem cafés, crepes, bolos, chocolates, bebidas, entre outros. Tudo à base do bom chocolate. O Espalha-Factos aconselha o waffle com bolas de gelado de chocolate!

Gelateria La Romana

Outra grande marca que se destaca na sua qualidade é a La Romana. Nascida em 1947, desde então é dona de um dos melhores gelados italianos. A marca tem gelatarias em todo o território italiano e também em Espanha, Áustria e Alemanha.

O ponto positivo desta gelataria é que foge aos tradicionais sabores de gelado. Apesar de teres algumas opções tradicionais – como chocolate, coco ou morango – o ponto forte está nas misturas que eles fazem entre sabores, por exemplo: queijo ricota e figos caramelizados; panna cotta com frutos dos bosques; biscoito da avó.

Para além de gelados normais podes encomendar caixas de gelados, alguns bolos e crepes.

Sedicigusti

Não tão conhecida, contudo com a mesma qualidade, está a gelataria Sedicigusti localizada apenas em duas cidades italianas: Busto Arsizio e Varese (norte de Itália). Um pouco fora do caminho, mas quem passa por Milão deve também conhecer melhor a região da Lombardia e, consequentemente, experimentar este gelado.

O destaque vai para os gelados de fruta. Nunca mais comerás um igual, nem mesmo na Santini.

Don Nino

A Don Nino está presente em duas das principais cidades italianas: Roma – com quatro lojas – e Florença.

Provavelmente a mais cara das quatro gelatarias, no entanto talvez a melhor. A textura cremosa junta-se a uma explosão de frescura e sabor sem igual. Os seus gelados são artesanais, feitos com produtos frescos e tradicionais.

O destaque vai para o saber de menta. Para além de gelataria é também uma pastelaria com um ambiente sempre muito calmo e agradável para se relaxar após um dia de passeios turísticos intensivos.