Como deves saber, o mundo de Harry Potter celebrou recentemente o seu vigésimo aniversário.

Lê também: HARRY POTTER CELEBRA 20 ANOS DE MAGIA

É muito provável também que já tenhas visto todos os filmes desta saga ou que te auto-nomeies o maior fã de Harry Potter, daqueles que se gaba que já leu os livros todos e que sabe tudo sobre o mundo mágico. Seja qual for destas hipóteses a mais adequada, de certeza que vais ficar abismado com estas 20 geniais referências presentes nos livros.

1 – O homem das duas caras

Na mitologia romana, o deus Janus Quirinus era o deus das mudanças e transições, possuindo duas caras. Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, também o professor Quirinus Quirrell tem duas caras, sendo a de trás do Quem-Nós-Sabemos.

harry potter

Fonte: Giphy

2 – Bellatrix, Narcissa e Andromeda são baseadas em três irmãs da Segunda Guerra Mundial

As três irmãs da família Black, Bellatrix, Narcissa e Andromeda foram baseadas em três irmãs da família Mitford que causaram controvérsia durante o período da Segunda Guerra Mundial. Unity, Diana e Jessica, respetivamente.

Unity era devota a Hitler e tornou-se uma das suas pessoas preferidas, tal como aconteceu com Bellatrix e Voldemort.

Diana casou com um líder fascista, tal como Narcissa casou com Lucius Malfoy.

Por fim, Jessica foi uma defensora dos direitos civis, estabelecendo parecenças com Andromeda (mãe de Tonks), a qual casou com Ted, pai de Tonks e cepa-torta (aqueles que embora sejam filhos de feiticeiros não conseguem fazer magia), tendo sido por isso deserdada e expulsa da família Black.

harry potter

Fonte: Giphy

3 – Argus Filch, o ladrão-guardião

Na língua inglesa, filch significa roubar/furtar, enquanto que, na mitologia grega, Argus era o nome de um monstro com muitos olhos, cuja missão era vigiar.

harry potter

Fonte: Giphy

4 – Cepa-torta, o explosivo sem faíscas

Cepa-torta, é o nome atribuído, em português, a quem tem pais mágicos mas nasce muggle. Em inglês, o termo utilizado é squib. Contudo, squib também significa explosivo… explosivo esse que não produz faíscas.

harry potter

Fonte: Imgur

5 – Fawkes tentou rebentar o Parlamento inglês

Fawkes, a fénix de Dumbledore, tem o mesmo nome que Guy Fawkes, famosa personagem histórica que tentou explodir o Parlamento inglês.

harry potter

Fonte: Tumblr

6 – Hedwig, a protetora de orfãos

A coruja das neves do Harry, Hedwig, teve o seu nome baseado na Santa Edviges da Silésia (Hedwig of Silesia), que ficou conhecida por ajudar e proteger as crianças órfãs.

harry potter

Fonte: Giphy

7 – Sirius é uma estrela

De facto, Sirius é o nome da estrela mais brilhante que pertence à constelação Canis Major (cão maior). Também quase todos os outros membros da família Black têm nomes de estrelas e constelações, tal como Bellatrix, Regulus, Arcturus e Andromeda.

harry potter

Fonte: Giphy

8 – Os Weasleys têm nomes da realeza

Os membros da família Weasley têm o primeiro nome igual a membros da realeza inglesa, tal como Fred (Frederick), George, etc. Também o nome Ginny, por exemplo, provém de Ginevra, uma simplificação de Guinevere, nome da rainha de Camelot. Por seu lado, o nome do patriarca da família, Arthur, provém do Rei Artur de Camelot, o qual tinha como rival um general chamado Lucius.

harry potter

Fonte: Giphy

9 – Os veados são mágicos

Na mitologia celta o veado branco é visto como mágico e como um mensageiro de outro mundo. O feitiço expecto patronum do nosso Harry apresenta a forma de um veado.

harry potter

Fonte: Giphy

10 – Hermione, a estátua

Na peça O Conto de Inverno, de William Shakespeare, a rainha Hermione é transformada numa estátua. Na mesma linha, também a nossa inteligente Hermione Granger é petrificada no segundo livro da saga.

harry potter

Fonte: Teenvogue

11- Lupin estava destinado a ser um lobisomem

Remus, segundo a mitologia romana, foi um dos irmãos (em conjunto com Romulus) que foram acolhidos e criados por uma loba, após serem abandonados. Por sua vez, Lupin deriva da palavra lupus que designa lobo em latim (Canis lupus).

Com estes nomes, o que podia Remus Lupin esperar, sem ser tornar-se num lobisomem?

Por outro lado, Fenrir Greyback, um lobisomem aliado a Voldemort (e responsável por infetar Lupin, quando este era ainda criança), obteve o seu primeiro nome baseado no monstro da lenda nórdica, Fenrir, um lobo gigante. Também o seu último nome consiste numa referência à palavra inglesa, grey wolf, designação para lobo (da espécie Canis lupus).

harry potter

Fonte: Tumblr

12 – Professora Trelawney, a quase profeta grega

Sybill Trelawney, a professora de adivinhação, teve o seu nome retirado das mulheres que os gregos acreditavam serem oráculos ou profetas, as Sybils.

Fonte: Tumblr

13 – Os unicórnios só gostam de virgens

Quando a professora Grubbly-Plank (substituta de Hagrid) trouxe unicórnios para a aula, ela referiu que eles preferem e se relacionam melhor com raparigas. Esta é uma clara referência ao mito de origem inglesa que promulga que só uma jovem virgem pode domar um unicórnio.

Fonte: Giphy

14 – Durmstrang, a escola que mais sofre de stress

O nome da escola mágica, Durmstrang, provém do movimento literário alemão Sturm und Drang, que significa tempestade e ímpeto ou, mais comummente aceite, tempestade e stress. Ambos os significados fazem sentido, tendo em conta o que conhecemos desta escola e dos seus alunos.

harry potter

Fonte: Tumblr

15 – Voldemort e a varinha… do azar

A varinha de Voldemort é feita de madeira proveniente do teixo, árvore esta que se acredita dar azar, por crescer, por norma, nos cemitérios.

harry potter

Fonte: Giphy

 16 – Harry Potter e a varinha… da sorte

Por seu lado, e ao contrário do seu inimigo, a varinha de Harry é feita de azevinho, o qual era usado para combater e afastar o mal.
harry potter

Fonte: Giphy

17 – Voldemort estava destinado a matar o seu pai

Na mitologia grega, Mérope é o nome da mãe adoptiva de Oedipus, jovem que mata o seu próprio pai, tal como fez Voldemort… O nome da mãe de Voldemort? Gaunt… Mérope Gaunt.
harry potter

Fonte: Giphy

18 – Os nomes Lily e Petunia coincidem com as personagens

O nome Lily, da palavra inglesa para a flor lírio, simboliza beleza e inocência, além de na mitologia grega ser associada à maternidade. Por seu lado, Petunia, que também é nome de uma flor, simboliza raiva e ressentimento.
harry potter

Fonte: Giphy

19 – Nicholas Flamel existiu realmente

Nicolas Flamel foi um escrivão, copista e vendedor de livros, francês, do século XIV. Ficou bastante famoso após surgir a suposição que teria encontrado um livro bastante antigo, repleto de conhecimento, através do qual teria conseguido criar a mítica Pedra Filosofal.
harry potter

Fonte: BuzzFeed

20 – Dobby significa elfo doméstico

E por último, no antigo folclore inglês, a palavra dobbie significava “elfo benevolente que ajuda na lida da casa“.
harry potter

Fonte: Giphy

Não tinhas conhecimento de todas (ou pelo menos de algumas) estas brilhantes referências, presentes ao longo dos livros de uma das sagas mais famosas de sempre, pois não?