O Prémio Literário Florbela Espanca está a aceitar candidaturas até 15 de setembro. O vencedor vai receber 2 500 euros e a obra será depois publicada com chancela da autarquia.

A edição, organizada pelo Município de Vila Viçosa, tem como objetivo homenagear a obra da poetisa natural da vila eborense. Para tal, premeiam-se obras literárias inéditas, escritas em português, independentemente da nacionalidade do autor.

A iniciativa, que decorre bienalmente, alterna entre as modalidades de ficção e poesia, sendo que a edição de 2017 será dedicada à primeira.

Regulamento

Os trabalhos devem ser assinados com pseudónimo, dactilografados a dois espaços e impressos em formato A4.

florbela espanca

Foto: divulgação C.M. Vila Viçosa

A entregar até dia 15 de setembro, os escritores devem fazer chegar cinco exemplares da obra até aos serviços municipais de Vila Viçosa.

O júri que vai apreciar os trabalhos será composto por um elemento designado pela Assembleia Municipal de Vila Viçosa e ainda por quatro elementos designados pela Associação Portuguesa de Escritores.

A obra premiada é depois editada com a chancela da autarquia, numa tiragem de 500 exemplares. O escritor recebe ainda um prémio no valor de 2 500 euros.
Todo o regulamento está disponível para consulta online.

Sobre Florbela Espanca

Nasceu em Vila Viçosa, a 8 de Dezembro de 1894. Faleceu em Matosinhos, mas os seus restos mortais encontram-se na vila onde nasceu.

Considerada uma das maiores poetisas portuguesas é conhecida pelo Livro de Mágoas ou Livro de Soror Saudade.

Morreu cedo, mas viveu tumultuosamente.  A sua obra é reflexo disso mesmo: de amores de perdição, de falhanços na relação e no sofrimento de viver para o outro.
Florbela Espanca enceta uma reflexão através da sua poesia sobre o papel feminino e num universo que na altura pertencia aos homens. Erótica, ousada, a sua poesia é sobre o amor.
A poetisa tem também alguns volumes em prosa e exprime-se através do conto, onde domina a figura do seu irmão. Também estão publicados o diário que antecede a morte de Florbela e ainda algumas cartas de natureza familiar.