Já podes apanhar boleia com a Via Verde

Arrancou no dia 29 de junho o novo serviço de boleias da Via Verde. O grupo Brisa lançou um site e uma aplicação que permite partilhar viagens, poupar dinheiro e ajudar o ambiente.

Chama-se Via Verde Boleias e desde quinta-feira que permite que os utilizadores se registem numa plataforma e procurem ou ofereçam boleias, em troca da partilha das despesas da viagem. Esta é uma alternativa da Brisa aos grupos de ridesharing já existentes, por exemplo, nas redes sociais, e pretende assumir-se como uma referência neste tipo de serviços.

Para fazer parte da comunidade de boleias, os utilizadores têm criar um perfil com nome, e-mail e número de telemóvel e o veículo, no caso de ser um condutor. Quem usufruir da boleia poderá, também através da aplicação, marcar um ponto de encontro com o condutor que lhe vai dar a boleia.

O custo da viagem vai variar dependendo da distância, mas a Via Verde propõe o valor de cinco cêntimos por quilómetro, o que implica, por exemplo, que uma viagem Lisboa-Porto ronde os 16 euros. O pagamento será feito de forma automática no fim da viagem, da conta do passageiro para a do condutor.

“Viagens feitas com mais poupança, mais partilha, mais preocupação com o ambiente e mais simplicidade” é o objetivo do grupo que oferece aos condutores cinco euros em combustível para gastar na primeira viagem, além da isenção de comissões durante o verão para os passageiros.

A Via Verde Boleias permite criar, oferecer e juntar-se a grupos de boleias. É possível ver o perfil dos utilizadores e ler a avaliação e os comentários deixados por quem já usufruiu de uma boleia do mesmo condutor. Atualmente, estão ativos grupos de boleias para os festivais Super Bock Super Rock, MEO Sudoeste e Paredes de Coura.

A partir de setembro vai estar também disponível uma nova funcionalidade exclusiva para grupos, como empresas ou universidades, que queiram disponibilizar o serviço de boleias aos membros.

Vê aqui o vídeo promocional da Via Verde Boleias.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=QmVznaPJsOQ]