3 anos de Uber Portugal e mais viagens partilhadas

A 4 de julho de 2014 a conhecida aplicação de transportes Uber chegava a Portugal. Lisboa, Porto e Algarve, uberX, uberBLACK, uberGREEN, uberXL, uberSTAR e uberPOOL. A mobilidade dos portugueses ficou mais facilitada graças a todas estas categorias de serviço, em mais de 1 milhão de downloads desta aplicação, efetuados em Portugal.

Cinco meses mais tarde, a aplicação chega à Invicta e cerca de dois anos depois ao Algarve. Passados três anos, 81 nacionalidades abriram a aplicação em Portugal, em cerca de mais de 750 mil utilizadores, só nos últimos 12 meses. Também é dos parceiros e motoristas que se faz a Uber e aqui, mais de 3000 motoristas viajam com a Uber diariamente nas três áreas geográficas de atuação.

O percurso da Uber em Portugal

No historial da gigante americana em Portugal ficam na memória os protestos dos taxistas contra a empresa dirigida por Rui Bento. Contudo e de acordo com a Eurosondagem, cerca de 30% dos lisboetas e portuenses já experimentaram a Uber. A aplicação – considerada inovadora – não foi bem recebida pelas empresas de táxis, à semelhança de países como Espanha, Alemanha, Inglaterra ou Itália, com acusações de ilegalidade ou falta de transparência em relação às regras estabelecidas. A ANTRAL (Associação Nacional dos Transportadores de Rodoviários em Automóveis Ligeiros) e a FPT (Federação Portuguesa de Táxis), manifestaram o seu descontentamento perante o serviço prestado.

Fonte: Uber Portugal Newsroom

Nem mesmo a concorrência com a espanhola Cabify, que chegou a Portugal a 11 de maio de 2016, levou a melhor da Uber. À data, Rui Bento, afirmou ao Observador que a chegada de uma empresa concorrente seria “algo que vemos como muito positivo para os consumidores e para as cidades portuguesas“. O reconhecimento pelo trabalho prestado surgiu este ano, através do prémio Marketeer 2017 para a área da Economia Digital.

UberPOOL e a partilha de viagens

À semelhança do Websummit, Lisboa vai voltar a receber o uberPOOL, de 4 a 31 de julho. A opção oferece aos utilizadores a experiência de poderem partilhar viatura, com outros passageiros que pretendam deslocar-se na mesma direção. Desta forma, a Uber Portugal volta a pensar na partilha e eficiência, no que toca à mobilidade das cidades.

Fonte: Uber Portugal Newsroom

De acordo com a empresa “o uberPOOL terá sempre um desconto de 25% face à mesma deslocação em uberX e o preço será apresentado de antemão ao utilizador – logo, não sofre alterações de acordo com o tempo e distância da viagem”.

A opção já se encontra disponível na aplicação e a par com mais de 30 cidades, espalhadas pelo mundo. O uberPOOL permitirá a poupança de quilómetros, litros de combustível e toneladas de dióxido de carbono, às cidades que acolhem esta opção mais sustentável, simples e económica.

Mais Artigos
Bruno Nogueira Deixem o Pimba em Paz
Bruno Nogueira regressa aos palcos já em junho