obama

Fotógrafo oficial do presidente Obama lança livro

Pete Souza, o fotógrafo oficial da Casa Branca durante os mandatos de Barack Obama, lançará em novembro deste ano um livro com muitas das fotografias que tirou ao antigo patrão, nas suas várias facetas oficiais e mais íntimas.

Da editora Little, Brown and Company, Obama: An Intimate Portrait: The Historic Presidency in Photographs é o segundo livro que o fotógrafo publica do trabalho que teve com Obama, sendo que o primeiro, The Rise of Barack Obama, publicado em 2008, limitou-se às fotografias que capturou da campanha meteórica daquele que na altura ainda era apenas o Senador de Illinois.

De entre 10 mil fotografias escolhidas numa primeira fase, serão cerca de 300 as publicadas neste livro de capa dura. Para além disso, o fotógrafo luso-descendente (o nome Souza vem dos seus avós açorianos que emigraram para os EUA) contará ainda com um prefácio escrito pelo grande foco das suas objetivas, o próprio Barack Obama.

“Há muitas fotografias que certamente o mostrarão stressado na Sala de Situação por causa de grandes decisões, mas também fotografias do Presidente a brincar com as suas filhas”, diz Souza sobre o livro.

Antes de trabalhar para Obama, Pete Souza já havia sido fotógrafo na Administração de Ronald Reagan. Também por isso, as críticas “indiretas” quase diárias que faz à atual Administração americana, na sua conta Instagram, são mais bipartidárias do que muitos quererão admitir.

Esta será a terceira vez que Obama escreve o prefácio de um livro, já que escreveu para a coletânea de discursos e cartas Conversations With Myself, de Nelson Mandela, e para o 25º volume de The Complete Peanuts, uma antologia da famosa banda desenhada de Charles Schulz.

Mais Artigos
Graça Freitas
Graça Freitas dá ‘Grande Entrevista’ na RTP3 um ano depois da chegada da pandemia