R2-D2, o icónico robô da saga Star Wars, foi vendido ao maior licitador pela impressionante quantia de 2,76 milhões de dólares (2,41 milhões de euros), num leilão realizado no sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

A venda de um dos robôs mais famosos da história do cinema foi anunciada esta quinta-feira (29), pela leiloeira Profiles in History, sediada a cerca de 50 quilómetros de Los Angeles, através da página oficial do Facebook. Não foi divulgada a identidade do comprador de R2-D2, mas apenas que o valor da compra excedeu as expectativas da leiloeira, que contava arrecadar no máximo 2 milhões de dólares (1,7 milhões de euros) pela peça em questão.

O imenso valor associado a R2-D2 é sem dúvida histórico, uma vez que os componentes do robô (que mede pouco mais de 1 metro de altura) passam por diversas peças de alumínio, aço e fibra de vidro. A leiloeira acrescentou também que as diversas partes constituintes de R2-D2 provêem da trilogia Star Wars original (1977-1983) e das duas prequelas (1999 e 2002).

R2-D2

A venda de R2-D2 ocorreu num leilão que durou três dias, tendo o universo do cinema de Hollywood como tema principal. Este evento resultou em receitas totais que na ordem dos 14 milhões de dólares (12,2 milhões de euros).

Para além da venda do robô, que foi a peça que alcançou o maior valor no leilão, outros artefactos da saga Star Wars foram também leiloados, incluindo o capacete de Darth Vader utilizado no primeiro filme – vendido por 96 mil dólares (83,9 mil euros) – ou um sabre de luz utilizado por Luke Skywalker (interpretado por Mark Hamill), que arrecadou 450 mil dólares (393,4 mil euros).

Lê também: Star Wars: A vida secreta das personagens vista por um fotógrafo

Para além da saga Star Wars, houve múltiplos outros artefactos leiloados de diferentes filmes. A mítica pista de dança de Saturday Night Fever foi vendida por 1,2 milhões de dólares (1,05 milhões de euros) e uma colecção de 23 naves espaciais das séries Battlestar Galactica e Buck Rodgers foram licitadas por 1,8 milhões de dólares (1,5 milhões de euros).

A espada utilizada por Arnold Schwarzenegger em Conan, o Bárbaro e o traje utilizado por Leonardo DiCaprio em Titanic foram ambos vendidos por 192.000 dólares (aproximadamente 168 mil euros). Outra venda em destaque no leilão foi a licitação de um bilhete dourado de A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971), arrecadado por 90 mil dólares (aproximadamente 79 mil euros).